Sociedade dos Poetas Mortos, 1989

Se você ainda não assistiu Sociedade dos Poetas Mortos, sugiro que veja. A história se passa em 1959 na Academia (só para meninos) Welton, nos EUA. A trama se passa em torno do professor John Keating (Robin Williams).
A escola é conhecida por sua rigidez e tradição dos valores burgueses e conservadores. Orgulha-se por desenvolver grandes líderes, em uma sociedade na qual a família praticamente decidia aa vida profissional de seus filhos, partindo da prática de quatro princípios: tradição, honra, disciplina e excelência.
Durante as aulas, o professor nenhum pouco convencional, confronta o tradicionalismo da Welton e busca valorizar a expressão artística e a liberdade de seus alunos, questões restritas pela própria instituição.
O propósito do “Capitão”, (assim chamado pela classe) é fazer com que os alunos desenvolvam pensamento próprio, a fim de formar uma visão crítica de suas vidas e da sociedade e também, fazer com que os alunos aprendam a lidar com seus sentimentos a partir de poemas, o que era um tabu na época.
O filme possui um significado bem profundo, e nos permite a reflexão de que embora a ciência seja importante para a manutenção da nossa sociedade, “Medicina, lei, negócios e engenharia são ocupações nobres para manter a vida. Mas poesia, beleza, romance e amor são razões para ficar vivo.” Como diz o Capitão.

Perfume de Mulher, 1992

Não simplesmente uma fragrância, mas um traço único em alguém. O filme estrelado por Al Pacino no personagem (que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1993) do reformado militar Frank Slade, um velho ranzinza amargurado, e Chris O’Donnell, no papel de Charlie Simms, um estudante da renomada Baird.
Charlie vem de uma família humilde, é bolsista na escola onde estuda, e possui uma realidade completamente diferente de seus companheiros de turma, então no feriado de Ações de Graça ele arruma um emprego de cuidador na casa de Frank, para conseguir passar o Natal com sua família.
os dois vão à Nova Iorque a fim de realizar 4 desejos de Frank. Ao longo da viagem o Coronel passa a se interessar na vida pessoal de Charlie, com um olhar paternal, a ponto de ser seu “advogado de defesa” em uma assembleia escolar, que custaria a Charlie sua bolsa escolar. | Alice.