Olá, gente do bem! Como estão? Tranquilos? Que maravilha. Nossa conversa de hoje é sobre a linguagem. Você já se deu conta de que sem as palavras não existe pensamento? Para pensar, imaginar ou falar é imprescindível a presença da linguagem. Como descrever uma pessoa, um lugar, contar uma experiência ou dar a sua opinião se a palavra não existisse. Impossível.

Imagine um lindo cãozinho preto com manchas brancas. Aposto que você imaginou um animalzinho dócil e carinhoso. Certamente que cada leitor imaginou um cãozinho diferente, pode ser que alguns tenham imaginado um animalzinho de verdade e outros um cachorrinho em forma de desenho. Mas, todos imaginaram um cão mansinho e bonitinho. Sim, porque as palavras sugerem que assim o seja.

Cada vez que pensamos, as imagens que criamos obedecem às palavras que usamos. Elas carregam um sentido e também uma emoção. Algumas pessoas conhecem o poder das palavras: elas podem nos desafiar, nos causar medo e ansiedade ou nos trazer paz e alegria. Pense em quando você tem uma tarefa chata para fazer, algo que você não gosta. Você tem a opção de afirmar: “- Eu tenho que fazer tal coisa.”, como uma obrigação horrorosa que aumenta o desprazer em executá-la, podendo até fazer com que você adie esta tarefa por tempo indeterminado.

Ou você pode optar por dizer: “- Eu posso fazer tal coisa.”, trazendo consigo o sentimento de gratidão por ter as condições necessárias para fazê-lo. A escolha das palavras significa muito: ela pode enfraquecer ou intensificar os sentimentos. Você pode afirmar: “Eu não estou me sentindo muito bem.”; ou “-Estou passando mal.” Pode também dizer: “- Não simpatizo com fulano. “; ou “- Eu não gosto de fulano.”.

A maioria de nós não compreende que as palavras que escolhe usar no seu vocabulário habitual afetam, e muito a maneira como se comunica consigo mesmo e também com os outros.

As palavras podem transformam as nossas experiências emocionais seja para descrever a nós mesmos ou o que sentimos. Também mudam os nossos relacionamentos com os outros e a nossa convivência social.

A linguagem é o veículo através do qual expressamos e compartilhamos nossas ideias, opiniões com outras pessoas. Também é por meio delas que criamos o nosso sistema de crenças. Tudo que afirmamos consistentemente é o que acreditamos e embora muitos não tenham a consciência, tudo que pensamos e afirmamos torna-se verdade, mais cedo ou mais tarde.

Então, se você deseja viver experiências maravilhosas e cheias de boas sensações, enriqueça seu vocabulário com palavras harmoniosas, gostosas e cheias de brilho. Pense sobre como você é e as coisas que você faz de forma que traga sentimentos de positividade e energias boas. Então, quero desafiar você a descrever a si mesmo usando apenas as suas qualidades e todas as coisas que você sabe fazer bem feito.

Este exercício pode ajudar a transformar radicalmente a forma como você vê a si mesmo. E quer saber mais? Se você se vê sob a perspectiva de uma pessoa do bem, cheia de virtudes, o seu comportamento muda para melhor, melhorando também sua qualidade de vida e seus relacionamentos. Vamos experimentar? Fica o convite. Boa semana!