Um grupo formado por representantes do MDB, PSL, PSDB, DEM e PPS, esteve reunido na sexta-feira (17), em Jacinto Machado, para tratar sobre os encaminhamentos das próximas eleições e também sobre recursos para o município.

Cumprindo com as exigências dos órgãos de saúde e mantendo o distanciamento e o uso de máscaras, o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, o presidente do MDB Erval Borges, o vice-presidente do MDB Laudir Possamai, o presidente da Cejama, Adelar Machado, o presidente do PSDB Amilton Ghellere, o Bilu e Helmedio Astor Kuentzer, o presidente do PSL Fernando Saretto, o presidente do DEM Sergio Possamai Della, o presidente do PPS Pedro Casagrande e Ivam, afirmaram estarem abertos à conversação com outros partidos.
O objetivo do grupo é ampliar a coligação e para isso, irão conversar com outros partidos que estejam alinhados com o objetivo dos cinco partidos já fechados.

 

Zé Milton intercede pela reabertura dos Shoppings ao Governo

O deputado Zé Milton protocolou na sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa, uma moção solicitando ao Governador de Estado a reabertura dos shoppings. O pedido atende a reivindicação do setor na AMESC.

No documento, são elencadas as razões que legitimam a medida e que demonstram, sob diversos aspectos, que os shoppings do Extremo Sul, estão preparados para retomar seu funcionamento respeitando as orientações dos órgãos de Saúde relativas à pandemia do coronavírus.

“Ouvi os representantes dos Shoppings e as suas propostas de ações para a reabertura e dialoguei com os secretários de Estado, na última semana, para que os empreendimentos possam retomar suas atividades de modo seguro a população. Pelo encaminhamento das conversas acredito que nesta semana já será possível a reabertura”, informou Zé Milton ao destacar que dentre as propostas do setor está: redução das entradas do shopping, para controlar o fluxo de pessoas, a higienização das mãos e dos calçados dos clientes, limitação do número de pessoas em cada loja, respeitando o espaçamento adequado e colocação de seguranças e fiscais que farão a orientação para evitar eventuais aglomerações.

Presidente da “Moda Sul”, que representa os quatro shoppings atacadistas, Adilon Fernandes, que juntamente com o deputado conversou com os secretários e apresentou os números do segmento que emprega entre as cidades de São João do Sul e Maracajá, mil empregos diretos e mais de 25 mil empregos indiretos. “Estamos somando esforços e argumentando com o Governo para a reabertura. O Zé Milton tem sido o nosso contato direto com o Governo e acredito que vamos ter uma resposta positiva do Governador”, defendeu Adilon ao destacar que cerca de 200 confecções funcionam para abastecer as lojas instaladas nestes centros de compras. “Estamos falando de inúmeras famílias que necessitam que os shoppings retomem as atividades para assegurarem sua renda e de sua família e, por isto, continuaremos as tratativas com o poder executivo a reabertura”, finalizou zé Milton.

Shoppings, depois de muita discussão, devem reabrir hoje (22), juntamente de restaurantes, igrejas e academias, atendendo a regras específicas.

 

Gislaine noticia R$ 1 milhão para o Hospital de Sombrio

Em vídeo publicado nas redes sociais a vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, que está a frente de diversas ações de prevenção ao Coronavírus e há pelo menos 13 anos trabalha diretamente em questões de saúde municipal, noticiou a conquista de uma verba de R$ 1 milhão para preparação da UTI do Hospital Dom Joaquim.

O recurso foi encaminhado pela Deputada Federal Geovânia de Sá, que veio a Sombrio hoje realizar a assinatura do documento de liberação da verba. O valor deve ser investido diretamente em questões da implantação de leitos de UTI do hospital Dom Joaquim, de Sombrio, ação que tanto Gislaine quanto o prefeito Zênio Cardoso garantiram desde 2019 que aconteceria.

“Agradecemos a deputada Geovânia de Sá pela atenção a Sombrio, especialmente ao hospital Dom Joaquim e ainda mais em momentos como esse, de pandemia, que precisamos logo passar, mas também precisamos estar cada vez mais preparados para atuarmos”, comentou Gislaine.

Isolado por ser do grupo de risco, o prefeito Zênio Cardoso comemorou a notícia e lembrou de tempos passados: “Quem diria que o Hospital Dom Joaquim hoje estaria caminhando tão firmemente pra ser referência no sul do estado. pra quem lembra como era, ver hoje tudo acontecendo, é pra comemorar muito. Sempre tive fé que aconteceria, demorasse o tempo que fosse, eu tinha certeza que faríamos acontecer. E fizemos”, concluiu Zênio.