“Propostiei” aos pré-candidatos a prefeito de Sombrio que me dissessem “qual manchete sonha em ver na capa do jornal?” e, caso eleito, “quais passos daria para chegar lá?”.

Gislaine Cunha, do MDB, respondeu:

Sombrio, a cidade que melhor cuida de seu povo

Desde que entrei na vida pública, como professora, diretora de escola, depois psicóloga, secretária de saúde e ultimamente como vice prefeita, meu objetivo foi tornar melhor a vida das pessoas nas quais tenho responsabilidade.

E fiz isso. Quem me conhece. Quem foi aluno, paciente, amigo, quem se relacionou ou precisou de algum dos serviços que prestei na cidade, sabe que isso é verdade.

A pergunta que me foi feita pelo jornal foi “qual a manchete que sonho para Sombrio em meu mandato como prefeita?” E não é só um sonho. É uma meta. Assim me preparei sempre. Não só para ser prefeita. Mas para cuidar das pessoas. Agora, com a missão de cuidar de mais de 32 mil sombrienses.

Adquiri conhecimento, experiência e aperfeiçoei minha empatia. Tudo isso, aliado ao aprendizado que tive ao lado do Prefeito Zênio Cardoso, resultam numa certeza: estou pronta para que essa manchete se torne real muito em breve, com a bênção de Deus.

Clodoaldo Patrício, do PRTB:

Sombrio vive o momento mais democrático de sua história com uma gestão voltada para toda a população

Entre as principais propostas de Clodoaldo e Ricardo, está a de uma gestão técnica formada por profissionais que integrem a administração com conhecimento específico para área que atuarão, a construção de um grande Parque Municipal para a realização de eventos públicos, a promoção de eleição direta para diretores de escolas e creches da rede municipal, e ainda, projetos para ajudar os pequenos empreendedores.

Na saúde, a ideia será propor a criação de atendimento das 07 às 24 horas sem fechar ao meio dia e que possa atender, principalmente a classe trabalhadora. Todas estas propostas, assim como outras que atendem outras áreas como social, esporte também serão contempladas.

A coligação deve se chamar “Muda de Verdade” e sonha que a gestão do futuro sob o seu comando poderá ser marcada por manchetes de jornais com a frase: “Sombrio vive o momento mais democrático de sua história com uma gestão voltada para toda a população”.

A assessoria de Cristian Rosa, do PP,  não nos enviou o material.

Outro que, questionado, encaminhou material foi o ex pré-candidato Tiago Margute (PSC), que deixa claro sua intenção de, ainda estar à frente do Executivo Sombriense.

Ele escolheu a manchete: “Sombrio, exemplo nacional de gestão e saúde”. Na matéria fictícia, mas sonhada por Margute: Com muita alegria nosso município recebeu o parecer do governo federal colocando Sombrio em primeiro lugar entre todos as cidades do país em relação a gestão pública, algo sonhado desde o início da gestão do prefeito Tiago Garcia Margute. A gestão pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade.

No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Desde a campanha eleitoral o prefeito Tiago Margute estabeleceu que sua gestão seria profissional e privilegiaria dois pontos cruciais, a respeito máximo com os recursos públicos e a aplicação destes recursos para o bem estar da população. Pensando no fomento e desenvolvimento das diversas potencialidades humanas, culturais e econômicas da cidade, constantemente são realizados investimentos que vão desde a saúde, uma das prioridades do governo de Tiago sempre foi a saúde em geral da população, mas com uma atenção mais efetiva na saúde da mulher e das crianças (pediatria) que segundo o prefeito sempre foram carentes e que hoje são exemplos positivos. Também a segurança pública evoluiu muito nestes últimos anos, a educação que praticamente erradicou a evasão escolar em todos os níveis, cultura, que mostra a todos os cantos da região o brilho do nosso enorme acervo cultural e sem deixar de pensar no desenvolvimento social, fazendo com que a diferença econômica diminua dia após dia e não esquecendo ninguém. O projeto Cidade Criativa, Cidade Feliz, por exemplo, forma uma rede colaborativa que une voluntários, iniciativa privada e instituições públicas na promoção do desenvolvimento da economia criativa e da qualidade de vida do cidadão.

Com uma visão de futuro bem alicerçada e investindo fortemente em educação e saúde, o município de Sombrio segue firme em seu fortalecido propósito de concretizar, cada vez mais, um plano de governo de longo prazo para a obtenção de resultados igualmente duradouros que impactem e tragam prosperidade para várias gerações, tornando-se um exemplo de crescimento e inovação para o Brasil. Modelos organizacionais que privilegiaram a troca e a geração de conhecimento, parcerias e estratégias alinhadas à visão de longo prazo da Administração, tudo somado à força da “base tríplice” composta das boas relações existentes entre o governo, academia e indústria, fizeram de Sombrio um cenário propício para a inovação e uma prova de que o investimento em educação pode transformar a realidade, a vida e o futuro das pessoas impactando totalmente os rumos de uma cidade inteira.

“Resumindo, acredito que os prefeitos e as câmaras municipais deveriam assumir seu papel de liderança e defesa dos interesses dos cidadãos e definir suas políticas e projetos para transformar suas cidades em cidades inteligentes, transformando o modelo de provedor de serviços para um modelo de facilitador de serviços. “finalizou o prefeito Tiago Margute.