A quinta-feira, 19 de março, começou com uma boa notícia para os munícipes do Balneário Arroio do Silva. A suspeita de que um turista israelita que havia chegado há uma semana na cidade e poderia estar com o Coronavírus testou Negativo. A Equipe Técnica de Enfrentamento ao COVID-19 sentiu-se aliviada, mas não deixou de lutar por medidas mais rigorosas no controle do vírus. Na parte da tarde, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, com a participação dos secretários de Saúde, Paulo Chocolate Martins Jr, Wanderlei Luciano Nagel, da Administração e Gil Martins, de Obras, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos, diretora de Trânsito Thaíse Martins e representantes da Polícia Civil, policiais Eliane de Figueiredo e Virginia Custódio.

Decreto é alterado cria barreira sanitária

O prefeito Juscelino Guimarães alterou o Decreto 039/2020 com a criação do Artigo 16, onde trata da medida de prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente ao contágio do Novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito do Município de Balneário Arroio do Silva; Com a instalação de barreira sanitária para fiscalização e controle na entrada da Cidade até dia 24 de março pelos órgãos de segurança em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município. E ainda a conscientização para evitar aglomerações à beira mar. De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Wanderlei nagel, novas medidas devem ser adotadas ainda nesta sexta-feira, 20, por conta de determinações que virão em nível estadual e federal.

Barreira no trevo de acesso

Por volta das 16h da tarde, a Prefeitura montou barreira no trevo de acesso ao Balneário Arroio do Silva, com a presença do prefeito Mineiro, polícias Civil e Militar, servidores das área de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Tributos, Departamento de Trânsito e secretaria de Obras. Os motoristas, entre moradores, veranistas e turistas, eram orientados sobre o estado de quarentena que foi adotado no Arroio do Silva e recomendados a ficar em suas casas, somente saindo em caso de extrema necessidade. “Nós estamos fazendo a nossa parte, alertando a todos que chegam sobre o real perigo que correm por conta deste Covid-19 e estou pedindo pelas redes sociais para que os turistas adiem suas visitas porque esse não é o momento ideal”, afirmou o prefeito. Devido ao estado de quarentena, os turistas não devem vir ao município e os moradores devem permanecer em suas residências. Apesar das restrições, muitos ignoraram o alerta e foram á praia. A Polícia Militar fez rondas na parte da tarde, mas o fluxo já havia diminuído devido as condições do vento.