O cenário já está pronto e conta com uma barraca, mesa com o livro do projeto, a coroa, cetro, manto para as crianças tirarem fotos, lembrancinhas, lápis com estrela, coroinhas, casa da rosa, mesa de atividades, envelope com três atividades com o tema “Pequeno Principe” e tudo o que fará os alunos mergulharem na fábula de Antoine de Saint-Exupery, intitulada “O Pequeno Príncipe”.

A iniciativa da diretora da Biblioteca Pública Municipal Cláudio Xavier de Souza, professora Silvia Borges, assim como já ocorreu no ano passado, visa incentivar as crianças à leitura. “O projeto será mantido por 30 dias, faremos convites para turmas das escolas municipais e estadual. Os kits de brindes são montados com apoio dos parceiros da cultura no município”, frisa. Para montar a exposição a diretora contou com a doação do livro pela Dona Deusema e conseguiu adquirir vários exemplares a custo baixo de uma empresa de cosméticos. A diretora tem obtido apoio da secretária de Educação, Kátia Timboni Teixeira, primeira dama Claudete Guimarães,prefeito Juscelino Guimarães, Jaime Silveira, Supervisora de ensino Berenice, entre outros colaboradores.

Alunos do Apolônio inauguram

A primeira turma que abriu a exposição e interagiu com os objetos do cenário e caiu na leitura é formada por 31 alunos do 6º ano matutino da EEB Apolônio Ireno Cardoso, da professora Deise, de Língua Portuguesa.

O personagem da fábula

“O Pequeno Príncipe” devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. “Pensei nesse livro para iniciar o ano porque vejo muitos alunos de outras regiões chegando para estudar e morar no Arroio do Silva. A atividade é encima das frases que estão no envelope. O aluno vai fazer a sua interpretação, frases como “Se os homens construírem muros eles não conseguirão se aproximar, tem que ser pontes”, finaliza a diretora Silvia, A Biblioteca Pública Municipal Cláudio Xavier de Souza, funciona das 12 às 18 horas, ao lado da Secretaria de Educação, à Rua Antônio Luis de Freitas, 40.