Estudantes, pais, professores e demais profissionais de educação da nova Escola Municipal 12 de Maio, de Maracajá, concluíram na noite desta sexta-feira (7), uma semana de atividades marcantes, sempre à noite e pela internet quando saudades foram aplacadas, dúvidas tiradas e compromissos de contínuos esforços de todos para garantir que o ano letivo de 2020 não seja perdido.

“Este período de pandemia ao mesmo tempo em que nos isola, se torna motivo para nos desafiarmos, criarmos novos caminhos, nos superarmos, pois é na dificuldade que nos fortalecemos.

A cada dia estamos nos reinventando pra que que nossos alunos tenham o melhor”, enfatiza a professora Luciane Ronchi Valnier, diretora da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, comemorando os resultados da iniciativa, que teve início na segunda-feira (3).

Por integrar o Programa Cooperjovem, do sistema Sicoob/Credija, a Escola foi convidada a participar de uma palestra transmitida pelo You Tube, ministrada pelo educador Max Haetinger, que propõe a troca de saberes entre professores e alunos de forma cooperativa, com atividades criativas e o uso da tecnologia em sala de aula, princípios que se adaptam perfeitamente à realidade pandêmica.

Nos dias seguintes, de terça-feira a sexta-feira, a cada noite estudantes de 6º ao 9º anos e suas famílias, pela internet, se conectaram para debater a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus e suas consequências à educação e a importância da participação de todos para que o ano letivo seja validado. “Temos famílias se superando, fazendo economias para garantir sinal de internet para que seus filhos possam estudar e isto é muito rico”, testemunha Luciane.