Delonei Joel dos Santos, nasceu em Sombrio, em março de 1959, é repórter esportivo desde 1992, estudou nos colégios Catulo da Paixão Cearense e Instituto Educacional Madre Tereza Savoldi (IEMES). Seu primeiro livro publicado na área esportiva foi “Ipiranga – 70 anos de História”. Identifica-se com o esporte amador e participou de várias transmissões esportivas de diversas modalidades.

Em entrevista, Delonei contou sobre sua história e de momentos que guarda até hoje nos seus livros e em sua memória.

“É importante, guardarmos lembranças do passado, inclusive das pessoas que ajudaram a desenvolver o futebol sombriense, que se iniciou em 1930, na época da primeira Copa do Mundo, que foi realizada no Uruguai, onde o Uruguai se consagrou campeão em cima da Argentina. Em 1930, os irmãos Sant’Helena, Antônio e Delfino, resolveram criar um clube para a cidade de Sombrio, e então foi fundado o Ipiranga Futebol Clube, no dia 23 de abril de 1930”.

Em 1933, o Ipiranga foi oficializado como clube da cidade, até hoje, o povo sombriense carrega os sentimentos de saudade e de lembranças que o time deixou. Hoje, o clube continua, e conta com uma escolinha de futebol, com o professor Galvão. O Ipiranga trouxe muitas alegrias, nos finais de semana, nos jogos que eram realizados atrás da Igreja Matriz de Sombrio”, conta.

O clube conquistou seus primeiros sócios em 1933, que foram, José Quartieiro, José Tiskoski, Alberto Santos, Caetano Lummertz,, Antônio Perez e Protásio Cunha.
O primeiro jogo do Ipiranga foi contra o Volta Grande de Jacinto Machado, contando com a equipe completa.

Em março de 1992, Vereador na época, Alzerino João Scheffer realizou um projeto de lei, e através dele foi construído um novo estádio de futebol, cujo nome escolhido foi, Estádio Municipal de futebol Antônio Sant’Helena.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.