Para quem precisa marcar uma perícia no INSS nesse momento para auxílio-doença, com o INSS fechado devido à pandemia, o Gerente do INSS, Ademir Santos em entrevista à nossa equipe traz algumas orientações de procedimentos que os segurados podem fazer. De acordo com Ademir, nesse período, o segurado ainda pode agendar a perícia e aguardar a disponibilização da ferramenta no Meu INSS para envio do atestado.

Jornal Amorim: As perícias presenciais que já estavam agendadas estão canceladas ou suspensas? Qual o procedimento agora para fazê-las?

Ademir INSS: O segurado que já tinha perícia médica agendada terá a perícia remarcada, com respeito à data de entrada do requerimento para fins de pagamento com correção monetária.

Jornal Amorim: O pagamento dos benefícios (aposentadorias, por exemplo) segue sendo feito normalmente? Quais as orientações para retirar o dinheiro?

Ademir INSS: O calendário segue seu fluxo normal. A orientação é usar o cartão de débito e seguir as recomendações dadas pelos bancos, como, por exemplo, fazer uso dos terminais de autoatendimento.

Jornal Amorim: Há telespectadores alegando que as linhas telefônicas do INSS estão obstruídas e outros reclamando que o aplicativo não está conseguindo receber os documentos enviados por sobrecarga. O que fazer nesses casos?

Ademir INSS: A ferramenta para envio de documentos para cumprir exigências e do atestado médico ainda será disponibilizada no Meu INSS. Tão logo aconteça, será amplamente divulgado o passo-a-passo para que o segurado possa fazer o envio. Sobre a dificuldade de acessar os canais remotos, informamos que o excesso de chamadas no 135 pode causar espera maior em linha. Contudo, o serviço segue funcionando normalmente, no horário das 07h às 22h.

Jornal Amorim: Muitos aposentados preocupados com o pagamento de seus benefícios. Há algum risco de suspensão nesse momento?

Ademir INSS: O calendário de pagamento está mantido, toda a manutenção dos benefícios de bloqueios de prova de vida, declaração de cárcere e renovação de procurações foi suspensa por 120 dias, sendo renovadas automaticamente.
Jornal Amorim: Há alguma previsão de retorno de perícias presenciais?

Ademir INSS: No dia 26/03/2020 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 10.292, que define os Serviços Públicos e as atividades essenciais, na qual a Perícia médica se enquadra nesta relação. Diante disto, aguardamos orientações dos procedimentos internos, mas os direitos serão resguardados.