mampituba.rs.gov.br

O Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar de Mampituba apresentou um laudo com os prejuízos causados pelo vendaval ocorrido na madrugada do dia 1º de julho,denominado de Ciclone Bomba. O documento assinado pela Eng.ª Agrônoma Lauren Pettenon, foi elaborado pela entidade juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que foram ”in loco” nas comunidades averiguar os estragos originados pelo ciclone.
Segundo o laudo apresentado, a produção de banana é de longe a cultura mais atingida, com uma perda estimada de 80% da produção, equivalente a aproximadamente 17.540 toneladas da fruta, nas variedades prata e caturra, totalizando um prejuízo superior a dois milhões e quatrocentos mil reais. Conforme relatos, a chuva do dia anterior (30/06/20) contribuiu para o danos, tendo em vista que as raízes ficaram mais soltas, o que facilitou o tombamento. O forte vento atingiu os bananais localizados em solos pedregosos e com bastante declividade, como também nas áreas de banana cultivadas nas várzeas, que também foram severamente atingidas.
Os principais danos causados pelo vento nos bananais foram: Desfolhas severas; Tombamento de bananeiras e conseqüentemente dos brotos; Queda de cachos em ponto de colheita e Queda de cachos em processo de enchimento de frutos. Segundo o laudo os danos serão sentidos a curto prazo, no que se refere às perdas dos cachos em ponto de colheita que foram esmagados ao tombar, e pelos cachos que estavam em processo de enchimento e que também vierem ao chão. Mas também serão sentidos os danos a médio e longo prazo, visto que as produtividades serão reduzidas ao longo de 14 meses, período que a cultura leva para fechar o seu ciclo e os cachos estão prontos para a colheita. Nesse sentido, muitos bananais deverão ser replantados novamente.
Outra cultura que também sofreu com o vendaval foi o maracujá, que já estava em fase final de colheita. Segundo a Emater/RS-Ascar estima-se que 10% da produção ainda estavam nos parreirais e caíram com o vento. Também foram constatados prejuízos em outras lavouras como pitaia e hortigranjeiros e principalmente nas casas e galpões que foram fortemente destelhados pelo vendaval. Vale lembrar que os agricultores de Mampituba já vinham sentindo os efeitos causados pela ausência da chuva nos últimos meses, estiagem que já estava causando diminuição da produção agrícola do município.