Hoje dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante, essa data surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.
O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal
Reinaldo leal, proprietário de lancheria bastante conhecida na cidade conta um pouco de sua história como comerciante: “temos 19 anos de comercio aqui na cidade, o comerciante as vezes se torna amigo, irmão, conselheiro sempre acabamos indo além de ser vendedor, disse, deixando uma mensagem de apoio e força para todos os comerciantes, e para os iniciantes, que tenham vontade, foco e não se iludam, estando preparados para todos os tipos de realidade”, finalizou.
Aline Maia, fotógrafa e empresária relata a história da família de comerciantes: “Meu pai fundou a empresa já faz 43 anos e já faz 15 anos que eu estou fotografando profissionalmente. Eu sinto que mudou muito desde o início, mas para melhor. Com o avanço da tecnologia, procuramos sempre nos atualizarmos com os novos clientes, o que nos motiva é que nossa intimidade com as famílias acaba se tornando bem grande e algo geracional, porque fotografamos o nascimento, depois os 15 anos, casamento e até a gravidez”, ressalta.
Natan Gomes conta a história de seu pai no comércio: “Esse ano completamos 30 anos, sentimos muito a mudança na nossa loja, na época era ficha a mão e só em 1995, conseguimos ter acesso ao computador para fazer os cadastros. Nos dias atuais, conseguimos vender pela internet usando todo tipo de tecnologia.”, finaliza.