Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.
A autoestima está relacionada com a maneira como a pessoa encara seus sentimentos. A forma como ela se sente em relação à segurança, motivação, vontade de viver e amar-se. Mulheres com uma boa autoestima são corajosas, e se amam em qualquer fase e circunstâncias da vida. Uma boa autoestima é capaz de transformar a maneira de se ver as coisas.
O mercado fotográfico tem interagido muito com a melhora da autoestima das pessoas, pensando nisso a professora Sombriense Taiani Krás Borges em meio à quarentena está realizando um projeto muito especial com seus alunos do CEAC de Sombrio. Com o apoio da coordenadora Patricia Elzébio a atividade está marcando a vida de muitas adolescentes.
De acordo com a professora Taiani, o projeto surgiu com o objetivo de ajudar os alunos a melhorarem sua autoestima e melhorar a autoaceitação. “E esta nova parte em 2020, foi justamente, devido às falas desses adolescentes sobre a ansiedade que eles estavam sentindo neste momento de pandemia”.
Com esse propósito Taiane entrou em contato com o amigo fotografo André Jacob que gostou da ideia e aceitou ser um parceiro do projeto doando um ensaio fotográfico para essas adolescentes. Segundo a professora o book fotográfico pode trazer resultados significativos e mudanças de comportamento em relação à autoestima de seus adolescentes.
A aluna Riane Barbosa que participou do projeto afirmou: “Para mim, este book foi muito bom, pois eu tenho autoestima muito baixa e a sociedade sempre fica “opinando” de uma forma ruim. Se você está magra eles falam que tem que engordar e se você engordar tem que emagrecer, e eu já passei pelos dois tipos de julgamentos. Eu amei fazer parte deste projeto, no momento que estávamos lá fazendo as fotos a gente se distraiu e brincou e não tivemos tempo de pensar em Coronavírus e sim tempo de lembrar que nós somos lindas do jeito que a gente realmente é, e que não precisamos agradar a sociedade. Pois esta sociedade nunca esta satisfeita!”
De acordo com a professora quando as meninas receberam as fotos do ensaio fotográfico elas começaram a se sentir mais confiantes trazendo com isso melhoras até mesmo em seus relacionamentos interpessoais. Na geração em que vivemos hoje uma foto postada em uma rede social é elogiada: pronto! Autoestima elevada.
A professora Taiani acredita que o projeto traz muitos benefícios para as meninas, e melhora muito a autoestima. “Isso faz a pessoa se encarar por outros ângulos. As poses realizadas nos ensaios fotográficos mudam a maneira de se enxergar. Elas chegaram no estúdio com uma postura e saíram com outra, elas começam a perceber que ficam bonitas de vários ângulos”.