Durante o carnaval, quem não gosta da festa prefere fugir da folia. Para contemplar esse público, igrejas realizam retiros de carnaval, permitindo aos participantes encontros com Deus, consigo mesmo, tempo para meditação e atividades de recreação.
Entre as atividades que fazem parte das programações, estão pregações, shows, louvores, meditação, missas e cultos.

Em Sombrio, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua, ocorre o “Alegra-te”, que deve reunir mais de 200 jovens católicos da região, com participação do Ministério de Música “Renascidos em Cristo” e pregadores da diocese.

Os evangélicos, da Batista Shekinah, de Balneário Gaivota e Sombrio, também devem ter um feriadão de muita diversão e alegria, com tempo reservado para ministrações e muita comunhão entre os jovens.

A Igreja do Evangelho Quadrangular também se prepara para o Retiro de Carnaval 2020. Este ano o evento acontecerá na cidade de Turvo, e tem expectativa de reunir 400 jovens da IEQ da região do vale do Araranguá. A programação contará com cantores gospel nacionais como Marcelo Markes de Goiânia e Ed Rodrigues de Minas Gerais.