Lara da Silva Cardoso tem 16 anos, e está cursando o 2º ano do Ensino Médio na Escola Normélio Cunha no bairro Guarita em Sombrio. É uma adolescente muito dedicada aos estudos, sonha em fazer medicina e uma de suas paixões é a leitura. Em meio a pandemia enquanto muitos adolescentes querem estar só nas redes sociais Lara tem aproveitado para se dedicar ainda mais a leitura.

Em entrevista à nossa equipe Lara falou de como surgiu esse amor e paixão pelos livros e pelo mundo da leitura. “Minha mãe desde sempre me influenciou a prática da leitura, lembro de ainda pequena ir com ela à Biblioteca Publica aqui de Sombrio. Ela sempre lia pra mim, e depois que aprendi a ler, me presenteava com livros, líamos juntas”.
Já diziam os especialistas, a leitura reforça as habilidades sociais e a empatia, trazendo bem-estar e qualidade de vida. Isso sem falar do conhecimento obtido que se transforma em boas memórias, como resultado da experiência.

Quando questionada sobre porque é tão importante a leitura ser incentivada desde a infância Lara afirmou: “É na infância que desenvolvemos nossos maiores hábitos, crenças e gostos. Acredito que a leitura sendo incentivada desde o início do desenvolvimento da criança, além de auxiliar muito na criatividade, vira um hábito”.

Ao contrário de um filme ou uma série, que contam com diversos recursos sonoros e visuais, a leitura leva a pessoa para um mundo invisível. Nossa equipe perguntou à Lara se ela tinha noção de quantos livros já leu? Sorrindo respondeu: “Nunca fiz essa conta, acredito que em média uns 45/50.

Desde o ano passado passei a ler clássicos da literatura Brasileira, de início lia pra iniciar a preparação paras as provas de vestibular, depois passei realmente a me encantar pelas obras clássicas, pela nossa cultura que por vez nos é apresentada como algo “obrigatório” na escola.

Além dos clássicos passei a ler também livros que de alguma maneira me ensinassem algo, e além disso fossem leves e fáceis (em um momento como esse que estamos passando, é necessário), li “Aprendizados” da Gisele Bündchen, onde ela conta os principais aprendizados dela para uma vida tranquila e melhor”.

Entre as maiores influências e inspirações no meio de escritores a adolescente relatou: Jorge Amado, por escrever sem medo da censura da sua época (período ditatorial), e por suas obras leves, divertidas e tão atuais. E Machado de Assis, pela genialidade na escrita, e por ser um homem que lutou para chegar onde chegou”.
Jornal Amorim: Ao longo desses anos de leitura teve algum livro em especial te marcou mais?
Lara: Sim, “Meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos. Apesar de ser um livro dito infanto-juvenil, ele retrata a vida de uma criança de maneira que até o adulto mais rabugento se emocionaria, é realmente muito tocante e adorável.
Jornal Amorim: Que conselho você daria pra quem está começando a ler agora e talvez não tenha perseverança?
Lara: A leitura não é um dom, é um hábito, é algo que necessita de dedicação. O principal conselho é começar aos poucos, por livros mais fáceis, e iniciar colocando metas graduais. Começar lendo 10 páginas por dia, e depois ir aumentando, quando perceber estará lendo por puro prazer. Além disso nunca se cobre, todo livro é importante, não importa se seja um clássico ou um Best-seller romântico, apenas leia.

Jornal Amorim: Quais são os motivos pelos quais muitos se desinteressam pela leitura?
Lara: Para mim, uma das razões é a maneira em que a leitura nos é imposta, muitas vezes como algo chato e obrigatório. O problema está na abordagem e na falta de incentivo de casa. Outro motivo é a questão econômica, por mais que hoje existam livros acessíveis em comparação à antigamente, muitas famílias mesmo assim não podem comprar vários livros, a minha sugestão nesse caso é a biblioteca pública de Sombrio, além de a taxa do cadastro ser baixíssima pela quantidade de livros à disposição, você ainda está contribuindo com a cultura local, e auxiliando na compra de mais livros. Eu indico a biblioteca pra todo Sombriense que me pergunta a respeito de leitura”.

Aproveite a quarentena e faça como a Lara, leia! A leitura estimula a criatividade, reduz o estresse, incita diferentes partes do cérebro, melhora o conhecimento, evolui a escrita, desenvolve o pensamento critico e favorece a empatia. Independentemente da área que você quer melhorar na sua vida, aproveitar os benefícios da leitura é fundamental para ter bons resultados, por isso, mantenha esse hábito como regra na sua vida!