Desde a sua chegada na Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio (PT), se mostra preocupado com a população Araranguaense, uma prova disto é que o vereador somente nesta legislatura criou e aprovou duas leis visando uma melhor qualidade de vida para a família e para os autistas de Araranguá. A primeira é a Lei 3572/2018 que cria a Semana de Conscientização do Autismo e Institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista e segunda é a também de 2018 e obriga que os Estabelecimentos Públicos e Privados a incluir o Símbolo do Autismo nas placas de atendimento prioritário.

Na noite de segunda-feira (11), o vereador aprovou um projeto de lei que reconhece definitivamente como de Utilidade pública a Associação Dos Pais Dos Autistas De Araranguá – Autismo Araranguá. Esta é a terceira lei em prol os autistas. “A partir desta aprovação e depois da sanção do prefeito esta associação passa a ter assegurado todos os seus direitos e vantagens que uma entidade devidamente regularizada e em conformidade com a legislação, por exemplo ela poderá pode usufruir de convênios”.

De acordo com o autor da lei a associação vem se mostrando ativa na Cidade das Avenidas. “Estamos falando de uma associação que embora muito jovem, já possui um histórico de ações na sociedade”, discursou Jair.

Ainda segundo Jair Anastácio, seu mandato vem realizando essas proposições em parceria com associação, liderada por Luis Vicente, pai de uma menina autista. “Temos feito com a associação inúmeras parcerias, digo parceria porque as demandas têm vindo dos dois lados, eles me trazem demandas, como meu gabinete também tem levado demandas importantes para a associação”.