Muitas são as pessoas que já caíram em golpes aplicadas por telefone. As vitimas estão sendo feitos em todo o estado e aqui no sul à situação não é diferente. Algumas ações na hora da abordagem podem ser tomadas para evitar sair lesado.
“O correto a fazer na hora é falar com segurança que sabe se tratar de um golpe, desligar o telefone e procurar a delegacia”, explica a delegada Eliane Viegas.
Todos os casos estão sendo investigados, mas nada de concreto pode ser afirmado até o momento, sobre a origem verdadeira dos golpistas. “Quanto mais registros forem feitos, mais fácil ficaram as investigações”, conta Eliane.
Em um dos golpes, os estelionatários exigem dinheiro e ameaçam as vitimas de morte, ou que vão fazer algo com familiares. Nesse caso os golpistas têm informações pessoas da vitima. “Esses dados provavelmente são obtidos em cadastros” relatou à delegada. Nesse golpe não há registro de que alguém tenha sido lesado.
Outro golpe que está sendo aplicado é do cartão de recarga para celulares. O golpista liga para uma pessoa e explica que se ela comprar dez cartões da Claro, dez da Tim e dez produtos da Nestlé, e então retornar a ligação e passar os códigos dos cartões de recarga, dentro de 24h a pessoa receberá em sua casa prêmios como Televisão, Dvd e vídeo-cassete ou até mesmo motos.
Nesse caso há o registro de várias pessoas que foram lesadas. “A pessoa deve estar consciente que ninguém ganha algum prêmio se não participar de algum concurso, nesse caso não se deve fornecer nenhuma informação ao golpista”, ressalta Eliane.