Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Zé Milton, esteve em Praia Grande visitando uma propriedade rural, Prefeitura e Escritório da Epagri para debater ações e buscar dados dos estragos feitos na Agricultura devido ao Ciclone Bomba, que atingiu o Estado na última semana. Somente no setor da Bananicultura, no Sul, há 800 famílias que plantam a fruta em aproximadamente 6,8 mil hectares, que perderam entre 60% a 80% de sua produção segundo dados preliminares da Epagri. “Centenas de produtores rurais de todo o Estado contabilizam prejuízos que vão desde lavouras destruídas até danos em estruturas e maquinário. Estamos conversando com técnicos e produtores para conversamos com o Governo e apresentarmos propostas desde o fornecimento de um pacote tecnológico com insumos a linhas de crédito com juros subsidiados para auxiliar nossos agricultores e permitir que continuem suas atividades”, defendeu Zé Milton, que esteve em Jacinto Machado e outros municípios que tiveram a agricultura afetada.
Segundo a Secretaria de Agricultura neste primeiro momento há o crédito pelo Pronaf com juros subsidiados pelo Governo do Estado pelo programa menos juro, em que as taxas aplicadas serão de 1,5% de juros para bananais convencionais e 0,3% para bananais orgânicos com pagamento em 8 anos e 3 anos de carência.
O deputado teve a informação de que nos próximos dias será apresentado pela Epagri o relatório final dos danos causados. “Estamos aguardando o relatório final e então iremos junto com o Governo do Estado trabalhar as propostas já existentes e apresentar novas de fomento e apoio ao agricultor”, finalizou Zé Milton, que nesta tarde acompanhado do secretário de Agricultura de Praia Grande, Avenir Oliveira Martins e do prefeito, Henrique Maciel em propriedades rurais do município.