A barragem apresentava normalidade

Representantes da Defesa Civil estadual, de Santa Rosa do Sul e de Jacinto Machado estiveram, na tarde desta terça-feira, 3 de maio, vistoriando a barragem do Rio Leão, na comunidade de Tenente, próximo ao limite entre os dois municípios. O objetivo foi o de verificar as condições da represa após receber o grande volume de chuva que tem caído na região.

Construída nos anos de 1980 com objetivo de armazenar água para utilização na agricultura nas comunidades de seu entorno, a quase desconhecida barragem do Rio Leão é ferramenta essencial para rizicultores de comunidades do interior de Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande. Mas, com o alto volume de chuva esperado para esta semana, a represa tornou-se alvo da preocupação para a Defesa Civil. “Nossa função é a de monitorar todos os possíveis pontos críticos ou que possam oferecer riscos à população. Assim, vistoriar a situação da barragem é algo que faz parte deste monitoramento”, explica Higor Pereira, coordenador do colegiado regional da Defesa Civil e municipal de Santa Rosa do Sul.

Segundo informaram os representantes da Defesa Civil, na tarde desta terça a barragem apresentava normalidade, com as comportas apresentando 40% de vazão aberta e vazamento do vertedouro em cerca de 40cm.

A barragem segue sendo monitorada pela associação de agricultores responsável por sua gestão e também pela Defesa Civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui