Hiroshima e Nagasaki

Celebram-se nos dia de amanhã, 06.08, e no próximo 09.08, dois acontecimentos que envergonham a humanidade: os lançamentos de duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima (90/160 mil mortos) e Nagasaki (60/80 mil mortos). Não que sejam estas as únicas mortes da II Guerra Mundial, mas quê, por si só, já são números aterradores.

Em que pese a Bíblia não seja um documento cientificamente histórico, nela se lê, em Gênesis 6.5 e 7, que “Jeová viu que a maldade do homem era abundante na Terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo”. Daí Deus teria decidido obliterar da superfície do solo o homem e os animais que criou. Começou pelo Dilúvio e, logo após, lançou as duas primeiras “bombas atômicas” da Terra, sobre Sodoma e Gomorra (Gênesis 19.24). Deu o exemplo.

De lá para cá muitas guerras aconteceram e acontecem pelos mais variados motivos, e até sem motivo. Guerra é aquele momento em que Deus vai dormir e o Diabo assume o comando. Se quiserem ter uma ideia das maldades já havidas é só lerem sobre: Os hebreus na invasão da Palestina; Os cristãos nas Cruzadas; Os bárbaros na invasão do Ocidente; Os portugueses, espanhóis e os ingleses na colonização das Américas; A escravidão negra; O Holocausto alemão contra os judeus; Os russos no massacre da Floresta de Katyn, 1940; Os japoneses no “Estupro de Nanquim”, 1937. Cuidado! Vocês irão chorar.

A II Guerra Mundial(1939/1945) jamais deveria ter acontecido, devido à triste experiência já vivida pela humanidade na Primeira(1914/1918), com 10 milhões de mortos. Estas duas foram praticamente a continuidade da Guerra Franco-Prussiana(1870/1871), que nada mais era do que continuidade de muitas anteriores.

Os USA não pretendia entrar na II Guerra, mas os japoneses cometeram a burrice de bombardear Pearl Harbor(1941), então entraram. Hitler suicidou-se em 30.04.1945. A Alemanha rendeu-se em 07.05.1945. Mas o Japão continuou na II Guerra. O que obrigou os americanos a lançar as duas bombas, para acabar com ela.

Agora, completam-se 77 anos do lançamento das duas bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Eu venho aqui lembrar-te dessa tragédia humanitária. Alguns acham que as bombas foram necessárias para terminar de vez com a II Guerra Mundial. Outros acham que não. Que se poderia primeiro tentar outros meios, menos cruéis. O Japão teve a sua culpa também, pois deveria ter-se rendido antes, e não o fez. Após as bombas, o Japão rendeu-se em 15.08.1945.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui