Sombriense de coração, Debora Rada é formada em letras e português e espanhol e respectivas literaturas pela FMU, extensão em metodologias de ensino pelo colégio Uma muno de Salamanca (Espanha). Com extensão em leituras literárias e práticas de escrita na escola pela USP, a jovem é especialista em metodologias ativas e práticas inovadoras para educação pelo instituto singularidades. Atualmente Débora reside na cidade de São Paulo e está à frente do projeto Minha Colega Professora, que tem como principal plataforma o Instagram, além de um canal no Youtube, podcasts e sua coluna semanal no Jornal Amorim.

Em entrevista à nossa equipe Débora falou como surgiu seu interesse pela educação. “Eu sou neta e filha de professora, então a principio não queria seguir na área da educação, decidi ser aeromoça, mas aí virei instrutora e não teve jeito, começou a despertar em mim essa paixão por ser professora, lebro da sensação que tive quando dei minha primeira aula e sai dali com a sensação de estava no lugar certo era pra aquilo ali que eu tinha nascido”.

Débora segue produzindo conteúdos para o projeto @minhacolegaprofessora. “Neste projeto o público pode conferir metodologias ativas descomplicadas. Dicas para aulas, inclusive para aulas remotas, reflexões sobre a profissão docente, e um espaço pra trocas, sempre busco ouvir e atender as demandas dos meus colegas professores!”
Quando questionada sobre como é a sua relação com seus seguidores das redes sociais, Débora relatou: “É muito interessante, pois a maioria é colega professor, então surgem dicas, dúvidas, e muitas outras experiências. Eles também são fonte de pesquisa e sugestão pra criar novos conteúdos. O feedback deles tem sido muito positivo para mim, percebo que às vezes era aquela “diquinha” que faltava pra incrementar uma aula, algo pra dar coragem de usar uma outra ferramenta. Muitos educadores hoje tem medo e dificuldade de trabalhar com novas tecnologias e metodologias e a transformação que eu quero gerar é que justamente eles encontrem no meu espaço a informação e o apoio que precisam para não sentir na jornada uma caminhada solitária. Desde quando iniciou o isolamento social, essa necessidade se tornou muito mais latente, mais urgente, muitos educadores se viram em frente a uma tela, seja do computador, seja do celular, com as câmeras e microfones abertos pela primeira vez. Muitos perceberam que não estava sendo tão fácil transferir a aula presencial pra remota, e nesse sentido eu senti que poderia ajudar, tanto com as metodologias ativas quanto com as práticas de tecnologia educacional. Eu acredito na educação como mudança do mundo e quero que os professores entendam este protagonismo e possam sentir-se valorizados, atualizados e apoiados. A educação é, acima de tudo, um direito universal, e esse é o meu jeito de garantir que cada professor possa mudar o mundo.

Débora tem feito uma série de lives com temas especiais. Quando questionada sobre as temáticas Débora relatou: “Os conteúdos vem das demandas dos colegas, seja por grupos de whatsapp, mensagem direta, mas também estou sempre antenada em congressos webinars, lives de especialistas. As lives começaram com pessoas mais próximas a mim, pessoas que eu confio, e que sabem mais do que eu das suas áreas. Acho que isso é o mais rico das lives, que é um pouco disso que estamos fazendo aqui, conectando pessoas que podem se somar. Teve live com o Varlei, que é um palhaço apreendedor, que eu conheci quando fomos convidados pra gravar um programa de podcast sobre educação, e virou amigo porque ele é mesmo um cara incrível, teve a querida Jana, que é uma baita professora de Língua Portuguesa, com um projeto maravilhoso de leitura, chamei psicólogos, maquiadores, gente que tem produzido coisas lindas e que podem ajudar os colegas professores a passarem por tudo que tem passado de uma forma mais leve e tranquila”.

Sobre a produção, roteirização e gravação dos vídeos Débora relatou: “Sou eu mesma quem roteirizo, e isso ajuda muito no tempo de produção, mas confesso que mesmo assim tem vídeos que gravo 4, 5 vezes, tenho alguma experiência por conta de alguns projetos que já fiz com os próprios alunos, de orientação de vídeo, o que nos levou até pro Japão! Então eu uso muito do que os próprios alunos me ensinaram antes do isolamento começar”.

A jovem professora segue com projetos futuros, entre eles o e-book gratuito: “Como não surtar usando o google sala de aula”, curso de metodologias ativas e curso de Educomunicação. Para acompanhar o trabalho de Débora Rada basta seguir o instagram: @minhacolegaprofessora.