A geleia real só chamou atenção para a sua utilização a partir do século XX, sua composição é formada por proteínas, aminoácidos, lipídios, ácidos orgânicos, esteróis, fenóis, açúcares, minerais, entre outros. Além disso, tem o ácido 10-hidroxidec-2-enóico (10- HDA), um dos principais componente da fração lipídica, considerado o princípio ativo da geleia real mais importante, por possuir propriedades farmacológicas. O composto promove qualidade e frescor para a geleia real e é relevante na certificação da autenticidade do produto à sua comercialização. Encontra-se oligossacarídeos como maltose, sacarose, trealose, gentiobiose, isomaltose, rafinose, melezitose ou erlose que irão ser fundamentais para identificar um padrão característico, quando comparado ao do mel, no qual irá garantir a autenticidade do produto. Nessa perspectiva, também se observam altos níveis de minerais, especialmente magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, manganês, silício. Tais elementos desempenham um papel fundamental uma vez que proporcionam funções biológicas importantes. A geleia real indica ser um alimento importante, além de ser funcional, promove muitos benefícios a saúde. A sua comercialização tem crescido constantemente com a fusão a medicamentos, alimentos saudáveis e cosméticos, devido aos benefícios que a geleia real possui como atividade antibacteriana, antiinflamatória, atividades vasodilatadoras e hipotensores, ação desinfetante, atividade antioxidante e atividade antitumoral.

Principais propriedades terapêuticas da Geleia real

•Antimicrobiana: O termo antimicrobiano é utilizado para descrever substâncias que demonstram uma certa capacidade de reduzir a presença de micróbios, tais como bactérias e fungos. As propriedades antimicrobianas da geleia real são oriundas da própolis.

•Antioxidante: Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, aqueles que favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o surgimento de certas doenças como câncer. A geleia real proporciona um efeito antioxidante no nosso organismo, no qual age sequestrando o oxigênio, reduzindo a disponibilidade de radicais livres para realizarem reações oxidativas.

•Anti-inflamatória: Anti-inflamatórios são certos medicamentos utilizados para amenizar os sinais e alguns sintomas de um estado inflamatório. A inflamação é um processo de defesa inespecífica do nosso organismo contra uma agressão tecidual. O tratamento oral da geleia real mostrou-se capaz de diminuir este perfil pró-inflamatório.

Nutricionalmente; observou-se que geleia real apresenta inúmeros benefícios ao organismo humano, com uma composição ricamente proteica, composta por vitaminas B1, B2, B6, niacina, ácido pantatênico, biotina e ácido fólico. Essa rica composição confere que a geleia real a propriedade de ser um alimento importante e que promove todo apoio nutricional e metabólico que as células do nosso corpo necessitam para realizar as suas devidas funções.