O relator da CPI dos Respiradores, deputado Ivan Naatz (PL), vai se reunir com demais parlamentares nesta terça-feira, 11, para discutir dois pontos principais da comissão: o primeiro é a possibilidade de antecipar o relatório final, que estava marcado para o dia 18 deste mês, e o segundo como será o tratamento ao governador Carlos Moisés (PSL). “O governador mentiu à CPI e isso é um dos pontos que vamos conversar”, afirmou o relator.

Segundo Naatz, o relatório final vai confirmar a existência de fraude na compra dos 200 respiradores com pagamento antecipado e vai relacionar uma série de servidores e empresários envolvidos. “A fraude está consolidada, agora vamos mostrar quem participou”, emendou o deputado.

No entendimento dos deputados, o governador não conseguiu confirmar com precisão a data em que teria tido conhecimento da compra dos respiradores. As datas informadas por Moisés, em sua resposta por escrito, conflitaria com dados colhidos em depoimentos.

Novo pedido de impeachment

Um novo pedido de impeachment contra o governador Moisés (PSL) e a vice, Daniela Reinehr (sem partido), foi protocolado na Alesc na tarde de segunda-feira, 10. O documento é assinado por mais de 20 pessoas que representam entidades, como Sinduscon, empresas de transporte turístico e diversos escritórios de advocacia. O pedido deve se juntar a outro mais antigo, que ainda aguarda análise da Procuradoria da Alesc.

Alesc recorre

A Assembleia Legislativa ingressou com recurso no STF contra a decisão que suspendeu o processo de impeachment que já foi aceito contra o governador Moisés, a vice e o secretário de Administração, Jorge Tasca. O relator da matéria será o ministro Luís Roberto Barroso. A disputa se dá em torno do rito e das fases que a defesa tem para se manifestar. Barroso foi quem decidiu o rito do impeachment de Dilma, o mesmo que a Alesc diz ter seguido.

Cartilha da família

A ministra Damares Alves, que comanda o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro pretende lançar uma cartilha para fortalecer o casamento. A informação é da jornalista Camila Mattoso, da Coluna Painel da Folha de São Paulo. Não há informações, ainda, sobre o conteúdo das orientações. A pasta informou que problemas sociais, como preconceito e violência, podem ser evitados com o protagonismo da família.

Mercoagro

Como já era esperado, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó transferiu a 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, Mercoagro, para o período de 16 a 19 março de 2021, no Centro de Exposições Tancredo Neves. O adiamento é consequência natural da pandemia de Covid 19.

Joaçaba

O Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat) apontou que microrregião de Joaçaba foi a região com as maiores taxas de crescimento de novos casos de coronavírus em apenas uma semana. De acordo com o boletim, Capinzal, Joaçaba, Videira, Herval do Oeste, Caçador e Fraiburgo tiveram crescimento alarmante. Com exceção de Joaçaba, todos tiveram taxa de crescimento no número de casos acima de 50% na última semana.