O crachá do recenseador terá um QR Code de identidade

Começou, na semana passada, a coleta domiciliar do Censo 2022. Mais de 183 mil recenseadores vão percorrer cerca de 75 milhões de domicílios em todo o país. Mas atenção: para evitar possíveis golpes e colaborar com a pesquisa, é preciso saber identificar os profissionais oficiais do IBGE.

O crachá do recenseador terá um QR Code de identidade e o nome do profissional poderá ser consultado pelo telefone gratuito 0800 721 81 81, para que não haja dúvidas sobre quem está atuando na coleta oficial de dados.

O questionário é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer aos sábados e domingos.

O questionário geral leva cerca de 15 minutos para ser respondido e aborda dados, tais como: características do morador, a exemplo de sexo, idade e nível de escolaridade; estrutura da residência; saneamento básico existente e rendimento mensal.

Uma parcela dos questionários, de 5%, ainda, é mais aprofundada e serve de amostra, contendo dados adicionais, como: religião, área de atuação profissional, entre outros.

Além disso, nesta edição da pesquisa, serão levantadas também, pela primeira vez, informações sobre a infraestrutura local existente, sendo ruas com calçadas e arborizadas, acessibilidade, capacidade de fluxo da via e iluminação pública.