O Departamento de Saúde de Maracajá informa a população que os atendimentos no Cemasas terão alterações nesta semana. As medidas buscam ampliar o número de atendimentos para pessoas com sintomas gripais e com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
O diretor do Departamento, Diogo Copetti, explica que assim como os demais município da região, Maracajá está com o sistema de saúde sobrecarregado em função do aumento do número de casos de Covid-19.
Para dar suporte ao atendimento, as consultas com médico clínico geral estão suspensas, a fisioterapia funcionará apenas no período vespertino. Já a agenda com psicólogo, psiquiatra e pediatra estão mantidas. O Departamento orienta também que acompanhantes serão aceitos apenas para menores de 18 anos ou pessoas acima de 60 anos, com o intuito de evitar aglomerações.
“Os números estão aumentado expressivamente e no Sul de Santa Catarina não há mais leitos de UTI disponíveis para internações de pacientes com Covid-19. Neste momento precisamos ficar atentos as orientações para evitar o contágio, sendo este o único meio de prevenção”, destaca Copetti.
O centro de triagem para suspeitos de Covid-19 começou a funcionar nesta semana no município e vem registrando grande procura pelo atendimento. A Vigilância Sanitária está intensificando a fiscalização e orientando a população que reforcem o uso de mascaras, a higienização das mãos com frequência e que evitem aglomerações, ficando em casa sempre que possível.