A exceção será para alunos que apresentarem comorbidades e atestado médico

Nesta segunda-feira, 23 de agosto, cerca de 3 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Balneário Gaivota voltam às aulas presenciais .

A decisão do município leva em conta a vacinação dos professores, funcionários e motoristas e segue o Decreto nº 1.408 do governo do Estado, que regulamenta o retorno das atividades presenciais em todo o território catarinense.

Conforme a secretária municipal de educação, Thaís Valandro Martins Borges, entre as medidas previstas no Decreto estão o distanciamento de um metro entre os alunos na sala de aula, ventilação natural dos ambientes e respeito à capacidade física dos espaços.

“Nos espaços onde não há capacidade de 100% faremos um revezamento, onde os alunos ficarão um dia em ensino remoto. Nos casos de alunos em situação de risco (comorbidades), poderão continuar no sistema remoto, mediante atestado médico”, pontua.

De acordo com a secretária, da Educação Infantil ao 9° ano, EJA e Aceleração são entre 1900 a 2000 alunos. Contando os alunos das escolas estaduais e filantrópica, são mais 900.

A Prefeitura de Balneário Gaivota conta com duas escolas e seis creches, sendo que o maior número de alunos está na Escola Municipal Básico Darcy Ribeiro com quase mil alunos, seguido da Escola Municipal Albino Bernardino de Melo com 350 alunos. Na Educação Infantil, O CEI Tia Benta atende 200 crianças na pré-escola e período parcial. As demais 5 creches em período integral atendem na média 100 e outras menos de 100 crianças. “Se tivéssemos mais vagas lotaríamos pelo menos 2 CEIs”, frisa.

Novo CEI em construção e creche ampliada

Para atender a grande demanda por vagas nos Centros de Educação Infantil de Balneário Gaivota, a nova Administração Municipal deu início à construção de uma nova creche no bairro Brilhamares, que vai atender mais de 125 crianças. As obras estão na fase de fundação (foto) e logo inicia a parte de alvenaria. O investimento da prefeitura é de 1 milhão e 100 mil, com recursos próprios do IPTU. Já a creche Pingo de Gente, no bairro Lagoa de Fora, está em fase final de construção novas salas para atender mais de 50 crianças.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Balneário Gaivota