Decreto estadual amplia restrições para controle da pandemia

Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, publicou na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, decreto que passa a vigorar a partir desta quinta, 25, com novas restrições que visam ampliar o isolamento social e reduzir o avanço do contágio pelo coronavírus no Estado.

Dentre as novas determinações, fica proibido:

– o funcionamento de casas noturnas e de espetáculos em todos os níveis de risco;

– venda ou consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre meia noite e 6h da manhã.

Fica limitado:

– em 50% a ocupação para o transporte coletivo urbano municipal, transporte coletivo intermunicipal e transporte coletiva interestadual, em todos os níveis de risco;

– em 25%, as atividades em parques temáticos e zoológicos, cinemas e teatros, circos e museus, igrejas e templos religiosos, em todos os níveis de risco;

– em 25%, eventos de sociais de qualquer natureza, inclusive na modalidade drive-in, congressos, palestras e seminários, feiras, bares, exposições e inaugurações, nos horários entre 6h e meia noite.

Fica permitido:

– academias e centros de treinamento, shopping centers e centros comerciais, piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins, entre 6h e meia noite.

Fica permitido:

– utilização de parques, praças, jardins botânicos, balneários, faixa de areia de praias e demais espaços públicos somente sem aglomeração.

Além destas restrições, fica a cargo dos prefeitos determinarem medidas ainda mais restritivas em seus respectivos municípios, a fim de conter a contaminação e a propagação da Covid-19 em seus territórios.

De acordo com o decreto, fica ampliado também o ‘estado de calamidade pública’ em todo o território catarinense até 30 de junho de 2021.