Percentual de famílias com algum endividamento caiu de 45,6% para 40,8% na passagem mensal

O número de famílias catarinenses endividadas caiu em julho, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) divulgada nesta segunda-feira (9). Os dados mostram que o percentual de famílias com algum endividamento caiu de 45,6% para 40,8% na passagem mensal.

O endividamento não é considerado um indicador negativo, já que pode significar que as pessoas estão comprando mais. Por outro lado, a inadimplência preocupa. De acordo com a pesquisa, a parcela de consumidores com contas em atraso era de 9,9% em junho, contra 7,6% em julho. Também caiu aqueles que não têm condições de pagar pelas dívidas, de 3,1% para 2,5%.

O estudo mostra ainda que a queda no endividamento ocorreu de forma linear entre aqueles que estão muito endividados, pouco endividados e mais ou menos endividados.

“A percepção do nível de endividamento é essencial na análise da pesquisa, pois propicia informações sobre como as famílias observam suas dívidas e pode indicar a capacidade de pagá-las”, diz a Fecomércio/SC.

O principal tipo de dívida é relacionada ao cartão de crédito (78,8% das respostas). Em seguida, estão financiamento de carro (45,7%), carnês (32,5%), crédito consignado (23,2%), financiamento de casa (22,2%), e crédito pessoal (15,9%).