Material foi também tem como objetivo estudar e divulgar cultura gastronômica de municípios ligados ao projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

Como parte do trabalho educacional do projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, o esclarecimento e o envolvimento com a população objetiva levar a seu conhecimento toda a importância da cultura e história dos sete municípios participantes. Dentre as atividades desenvolvidas, as escolas municipais Figueira e Albino Zanatta, de Jacinto Machado, resolveram produzir um caderno de receitas, que também veio como forma de homenagear as mães dos alunos.

Sem possibilidade de saídas a campo, as instituições de ensino, através das aulas, decidiram mostrar um pouco da realidade local a partir de fotos com paisagens das riquezas naturais do município. A partir das fotos apresentadas pelos alunos, surgiu a iniciativa de produzir um caderno de receitas com produtos cultivados no município. “São receitas que produzimos aqui na cozinha da escola ou na casa dos alunos, por suas mães. Foi uma atividade muito valiosa, por essa interação e envolvimento das famílias”, descreveu a diretora da escola Figueira, Fernanda Pokomaier Darolt Pícolo.

‘Estas receitas nos trazem um convite para quem gosta de fazer e saborear uma boa comida, feita com produtos naturais, cultivados nas terras da nossa amada agricultura do povo jacintomachadense’, informa aos leitores o texto de abertura do caderno de receitas.

Além de salientar alimentos saboreados no cotidiano dos alunos e suas famílias, o caderno homenageia o trabalho de cuidado e zelo das matriarcas, numa homenagem ao Dia das Mães. “As crianças vão levar estes cadernos para casa e presentear as suas mães, como forma de parabenizar a elas pela dedicação diária que cada uma tem pelos filhos”, agradece a diretora.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Jacinto Machado