Para quem acompanha os meus Stories no Instagram, já sabe que a provocação da semana é: Do que você gostaria de se livrar? Existem muitas coisas que nos prejudicam e nos perturbam, não é verdade? Algumas pessoas poderiam até escrever uma lista. Desde tralhas que vamos juntando em casa até dores emocionais crônicas. Então, quero convidar você para pensarmos juntos sobre as possíveis coisas que podem estar atrapalhando e prejudicando a nossa vida.
Muitas pessoas desejam deixar para trás os vícios, hábitos que prejudicam a vida, comportamentos nocivos que impactam negativamente os nossos relacionamentos. Além disso, temos os pensamentos negativos que estão permanentemente poluindo a nossa casa mental. Existem também as lembranças que nos incomodam cada vez que vem à tona e que nos deixam tristes e perturbam a nossa paz.
Temos também as preocupações que não nos deixam viver livremente, e nos assediam tirando o foco das nossas metas. Tantas doenças que estão presentes na nossa vida e que podem até tornar-se crônicas: dores de cabeça, gastrite e tantas outras originadas pelos nossos estados mentais. Mas a pergunta é: como livrar-se de todos estes incômodos?
Preste atenção às dicas importante para melhoramos a nossa qualidade de vida. Vamos lá?!

– Vícios: os mais comuns são bebidas alcoólicas, cigarros, internet, redes sociais, celular e remédios. Todos estes vícios podem ser eliminados desde que haja uma grande força de vontade. Em geral, é necessário uma motivação muito forte e acompanhamento de profissionais especializados.

– Comportamentos Inadequados: Primeiro, é necessário desejar mudar este comportamento porque você “não aguenta mais”. Sim, porque cada vez que você se comporta assim sente-se mal e sabe que trará consequências negativas.

– Pensamentos negativos: estes são nossos inimigos número 1. A autoconsciência é a única forma de ativar o nosso radar para a percepção de que eles estão presentes e tomar uma atitude para mandá-los embora. Os pensamentos que trazem negatividade causam emoções nocivas para nós: a sensação de rejeição, de desespero, ansiedade, raiva e outros fazem com que nos sintamos mal, inclusive trazendo sintomas físicos como dores de cabeça, mal-estar, taquicardia e alterações na pressão arterial.
Gente, a autoconsciência é a resposta para a paz e a plenitude na nossa vida. O primeiro passo é o autoconhecimento, saber como reagimos, qual são as maneiras como tentamos evitar ou não os conflitos, o que realmente importa e o que, simplesmente não nos incomoda. Esta é a base para construirmos uma vida feliz. A jornada da evolução pessoal é infinita. Por isto, é muito importante lembrar da frase de Martin Luther King: “Eu não sou quem eu gostaria de ser; eu não sou quem eu poderia ser, ainda.” Portanto, vamos continuar tentando todos os dias sermos uns pouquinhos melhores do que fomos ontem. Uma excelente semana!