Provas seriam realizadas  entre 18 e 25 de abril

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) suspendeu as provas do concurso para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021. O processo seletivo já estava com fase de inscrição encerrada para 204.307 vagas temporárias distribuídas em 5.297 municípios em todos os estados do país. Com a suspensão, as provas programadas no edital para 18 e 25 de abril não devem ser realizadas.

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.

Questionado sobre o que acontece com quem havia pago a taxa de inscrição para o concurso, o IBGE respondeu que “a aplicação das provas do PSS do Censo foi suspensa, isto é, adiada, mas sem nova data prevista. Logo não há o que se falar sobre procedimento para reaver a taxa de inscrição, já que o concurso não foi cancelado. O IBGE aguarda um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo para novo planejamento de aplicação das provas”.

O IBGE perdeu verba porque o Congresso redirecionou o dinheiro destinado originalmente à pesquisa e a outros setores da sociedade para obras de interesse dos parlamentares. A verba do IBGE ainda pode ser alterada pelo Congresso ao longo do ano, mas não há garantia de que isso ocorrerá.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui