Em 10 anos, o estado registrou quase 19 mil novos motoristas utilizando o combustível

O número de motoristas que utilizam gás natural veicular (GNV) em carros continua crescendo em Santa Catarina e já ultrapassou a marca de 113 mil veículos. No último ano, o crescimento foi superior a 5 mil usuários. Em 10 anos, o estado registrou quase 19 mil novos motoristas utilizando o combustível. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com base na atualização do mês de outubro de 2021.

No ano passado, o volume consumido também aumentou, registrando crescimento de 13%, o que significa o maior índice de aumento no volume da última década. A média de consumo foi de 344.562 m³/dia, melhor resultado desde 2013.

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), a SCGás é a terceira distribuidora com maior número de usuários no segmento automotivo em escala nacional, sendo Santa Catarina o quarto Estado que mais consome o GNV e o terceiro com mais postos que fornecem o energético aos usuários.

São 137 postos e mais de 50 cidades atendidas com GNV, sendo 129 pontos abastecidos através de redes de distribuição e oito por meio do modal Gás Natural Comprimido (GNC), via transporte rodoviário.

Dentre os municípios atendidos, Blumenau é o que mais possui usuários, com o total de 12.895 veículos com kits GNV emplacados no Estado. Joinville e Florianópolis seguem no ranking, com respectivamente 10.839 e 10.150 veículos em cada cidade.