Mãe e filho estão bem

Uma mulher de 43 anos que não sabia que estava grávida deu à luz na manhã desta quarta-feira, dia 19. De acordo com os profissionais da UPA 24h de Araranguá, ela procurou atendimento com queixas de dores abdominais e dores na coluna.

Enquanto passava pela triagem, a paciente foi ao banheiro, alguns segundos depois, para surpresa de todos, inclusive da própria mulher, ela entrou em trabalho de parto. Médicos e enfermeiros plantonistas entraram em ação para o procedimento emergencial e realização do parto. A mamãe “desavisada” deu à luz a um lindo menino, pesando 2,200 kg. Ambos passam bem.

Casos de mulheres que dão à luz sem saber que estavam grávidas são perfeitamente possíveis e pode acometer 1 em cada 500 gestantes, de acordo com um estudo  publicado pela revista Medicinski Pregled. A condição, que recebe o nome de gravidez silenciosa, é mais comum em mulheres com sobrepeso, com problemas renais ou que possuem síndrome de ovários policísticos.

Alguns casos também estão associados a períodos de estresse, o que faz com que as mulheres não percebam os sinais comuns da gravidez. Muitas, por sofrerem com menstruação irregular, não dão atenção aos atrasos.

A situação é preocupante porque uma gravidez sem o acompanhamento médico envolve vários riscos, como  malformações, abortamentos e parto prematuro.