Autor de projeto que visava a transmissão ao vivo das licitações e compras realizadas pelo poder Executivo, vereador José Eraldo Soares (Peri) optou por implantar o mesmo tipo de serviço nas reuniões de comissões do Legislativo, ao assumir a presidência. O objetivo foi de garantir o direito à informação aos cidadãos.

O ano foi de revoluções no modo de realização dos encontros legislativos do município de Sombrio. A pandemia de coronavírus exigiu muitas adaptações e mudanças por parte de vereadores e profissionais, para possibilitar que a população continuasse a acompanhar os trabalhos da Câmara.

Imediatamente após o início da quarentena, as sessões ordinárias e extraordinárias passaram a ser realizadas de modo totalmente virtual, através de softwares de videoconferência. Mais tarde, o retorno das sessões no plenário trouxe a necessidade de sessões mistas, em que parte dos vereadores participa presencialmente e outra parte de forma virtual. “Há algum tempo que tinha como meta garantir total transparência nas licitações da Prefeitura. Mas, infelizmente, esse projeto de lei foi vetado pelo prefeito.

Assim, ao assumir a presidência da Câmara, quis possibilitar que a população tivesse acesso também aos temas relacionados às reuniões de comissões dos vereadores”, explica vereador Peri, atual presidente.

Assim, com as reuniões de comissões sendo transmitidas ao vivo nas redes sociais Facebook e Youtube e também através do site da Câmara, surgiu mais uma necessidade: garantir que vereadores em isolamento devido ao Covid-19 também pudessem participar destas reuniões.

A partir disso, passaram a acontecer também as reuniões de comissões mistas, com participações físicas e remotas por parte dos vereadores, além de serem transmitidas ao vivo nas redes sociais.

“Agora, os trabalhos da Câmara são realizados de forma totalmente transparente, possibilitando participação dos vereadores às sessões e reuniões mesmo à distância, e acessíveis à população ao vivo através da internet”, salienta Peri.

Todas as gravações dos trabalhos transmitidos ao vivo também ficam à disposição do público para serem assistidos em outros horários.