Medida segue orientação da Anvisa

O governo de Santa Catarina  suspendeu temporariamente  nesta terça-feira (11), a aplicação da vacina Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19 em grávidas. A determinação ocorre após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do imunizante da AstraZeneca nesse público.

A vacinação de gestantes começou na semana passada em algumas cidades do estado. Não há detalhes de quantas grávidas já foram imunizadas no estado e quais vacinas tomaram. Com a determinação muitas prefeituras já interromperam a vacinação nesta terça.

A vacina da AstraZeneca vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Comunicado Oficial da suspensão

“Em virtude do comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite desta segunda feira que orienta a suspensão da vacinação de gestantes com a vacina da AstraZeneca, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por precaução, decidiu suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o Estado.

A SES/SC aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.”