O evento segue até sexta-feira (3/9) de forma virtual

Os primeiros passos da luta pela alimentação adequada no Brasil foram a inspiração necessária para que Daniela Frozi escolhesse a Nutrição como profissão. Hoje ela é referência no estudo de segurança alimentar e nutricional no país e foi a convidada para abrir a 15ª Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Unesc, na noite desta terça-feira (31/8). O evento segue até sexta-feira (3/9) recebendo, de forma virtual, convidados para abordar as mais diferentes temáticas em torno da Nutrição.

A abertura oficial da 15ª edição da semana especial de estudos no curso de Nutrição foi transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube sob comando da coordenadora do curso, Fabiane Maciel Fabris.

Na primeira das atividades do evento a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, representou a reitoria da Universidade e destacou a importância do envolvimento de professores e acadêmicos em torno de ações como essa. “Temos muito orgulho de ter aqui um curso de Nutrição que possui um processo muito qualificado de formação, é muito bem avaliado e que tem na sua essência a essência da nossa Universidade Comunitária com forte atuação no ensino, na pesquisa e na extensão”, destacou.

O empenho dos estudantes na preparação das atividades e o envolvimento ao longo de toda a semana, conforme Indianara, dão sentido e significado ao evento. “Costumamos dizer que vocês, os estudantes, são nosso projeto de futuro. São vocês que logo ali na frente estarão no comando dos cursos e nos atendendo. Por isso é muito bom tê-los conosco, vê-los envolvidos, engajados como acadêmicos e lideranças e estudantis”, acrescentou.

Para a coordenadora da área da saúde na Unesc, Graziela Amboni, as discussões em torno da Nutrição são de extrema importância e ganham relevância a cada ano que passa. “Vejo o profissional nutricionista sendo responsável cada vez mais pela saúde integral do ser humano. Estamos percebendo cada vez mais como a alimentação saudável nos auxilia na vida de hoje e no futuro. Parabéns pelo Dia do Nutricionista, por terem escolhido essa profissão tão linda e por terem feito também a melhor escolha ao estarem na Unesc buscando a qualificação”, pontuou.

Contar com a abordagem desse assunto vinda de uma estudiosa e profissional exemplar, na visão da coordenadora do curso de Nutrição Semipresencial da Unesc Araranguá, Alessandra Zanette Ghisi Frassetto, foi muito especial e digno de muita gratidão. “Ouvimos uma fala maravilhosa, tocante. Fez nós todos refletirmos sobre a importância que nós temos nesse assunto. Foi um estímulo para que continuemos em frente, para que possamos dialogar sobre esse assunto e façamos a diferença”, salientou ainda.

Participaram também da abertura oficial a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 10ª região, Maria do Carmo de Lima Martins; o acadêmico e representante também do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Filipe Fernandes Gabriel; a representante da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (Enem), Manuela Gaioso e a presidente do Centro Acadêmico do curso de Nutrição, Stefani de Carvalho de Oliveira.

Luta contra a fome

O tema que, no passado, norteou a escolha profissional da professora doutora Daniela Frozi, do Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino. Conforme a convidada, foi ao ler uma obra do médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome, Josué de Castro, que sua mente se abriu para a temática e para o desejo de mergulhar nesses ensinamentos. “Eu era uma estudante muito jovem e disse ali, ao ler aquele livro, que queria fazer parte da defesa do direito humano pela alimentação adequada, no movimento que não permite ter pessoas passando fome no país”, recordou.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas na página do curso de Nutrição no Instagram: @NutricaoUnesc.