Antes de Balneário Camboriú, Chapecó já havia tomado a mesma decisão

Um decreto publicado pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), nesta segunda-feira (7), retira a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos ou fechados da cidade. O documento contraria decreto estadual e lei federal.

Antes de Balneário Camboriú, Chapecó já havia tomado a mesma decisão. As medidas em ambas as cidades são menos restritivas do que o decreto estadual, que permite que a máscara não seja usada ao ar livre, mas exige a utilização em locais fechados, assim como em lugares abertos em que não é possível manter o distanciamento.

Apesar da norma estadual, o uso de máscaras nas escolas para crianças com menos de 12 anos, resolveram estender a medida de forma generalizada. O primeiro município a editar a medida foi Chapecó.

Em 21 de janeiro, com o aumento de casos de Covid-19, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) recomendou o uso da máscara ao ar livre.

No dia 3 de março, o governo de Santa Catarina também havia liberado a exigência de máscara de proteção à Covid-19 para crianças de 6 a 12 anos em ambiente escolar ou outros locais. De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (2), ficará a critério dos pais ou responsáveis a utilização do equipamento de segurança.

Fonte: G1 SC