Ao ar livre o uso da máscara já não era mais obrigatório

O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em locais fechados deixará de ser obrigatório em Santa Catarina. O decreto que flexibilizará o uso do acessório deverá valer a partir deste sábado (12). Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o governo fez uma análise detalhada do boletim epidemiológico catarinense para tomar a decisão.

“Está chegando o grande dia de transformarmos as normas e obrigações em recomendações”, comemorou o governador Carlos Moisés da Silva, em um vídeo publicado no Instagram, no fim da tarde da última quinta-feira (10). “Temos mais de 82% da população vacinada e isso nos dá segurança para que a gente possa retomar a normalidade em família e em sociedade.”

A obrigatoriedade do uso de máscaras estava prevista no decreto estadual 1.371/2021, que declara estado de calamidade pública em todo o território catarinense. Outros estados do país, como São Paulo, já retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Entretanto, em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas o uso permanece obrigatório no território paulista.

No início do mês, o Governo do Estado já havia flexibilizado o uso de máscaras para crianças menores de 12 anos.

A utilização de máscaras por crianças entre 6 e 12 anos deixou de ser obrigatória em Santa Catarina, conforme sinalizou o decreto 1.769, publicado no dia 2 de março. O Governo explicou que a medida segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).