Em meio à pandemia, com as aulas on line, o professor de sociologia Gabriel Costa inovou em sua disciplina com uma atividade que foi muito bem aceita pelos alunos. Envolvendo o tema: “poder, política e estado” o projeto é inovador e tem como ferramenta o instagram.
O trabalho está sendo realizado com os alunos dos segundos anos do ensino médio da EEB Normélio Cunha do bairro Guarita de Sombrio.
Segundo o professor: “A atividade consiste em criar uma eleição dentro da escola, com a participação dos alunos de outras turmas. Com a pandemia, adaptamos e utilizamos o Instagram para criarmos o trabalho. Eles devem criar postagem com cada tópico, utilizando a plataforma para desenvolver suas ideias. Sugeri que poderia ser na forma de vídeo ou escrito também. Após um tempo de desenvolvimento do trabalho terá um dia específico para os alunos postarem uma foto que servirá como “contagem de votos”, dando um prêmio extra para os alunos que conseguirem mais likes naquela foto”.
O projeto não teve nenhuma imposição de propostas do professor. “Os alunos são livres para pesquisar todo o seu trabalho e desenvolverem de forma que acham condizente. Todos os alunos que realizam este trabalho possuem acesso à internet, mas realizamos a atividade sempre respeitando a carga horária online de trabalho dos alunos. Nesse projeto, cada partido deve ter um presidente, um vice e uma pessoa responsável por organizar o grupo. O trabalho terá uma postagem específica que valerá por “likes” do Instagram, mas não tem uma data final, pois estou dando tempo para os alunos produzirem conteúdos e não quero sobrecarregá-los, visto que a aula online ainda está em fase de adaptação para todos”.
O projeto tem como objetivo desenvolver a consciência crítica dos alunos com a política, de modo que eles entendam a política na “prática”. Eles devem desenvolver propostas nas seguintes áreas: educação, saúde, segurança pública, desigualdade social, meio ambiente, entre outros pontos que eles acharem necessário.
Para a aluna Lara responsável pela campanha do “Partido da Sociedade Inovadora” participar desse projeto está sendo sensacional. Em entrevista à nossa equipe à jovem declarou: “Sempre reconheci a importância da disciplina de sociologia para nossa construção social, com esse trabalho em meio a uma quarentena, conseguimos conhecer de perto e abordar um tema tão falado e pouco conhecido que é a política. Além de ser algo que nos trás conhecimento, estamos conseguindo leva-lo até os seguidores do nosso “partido”, e apesar de ser um trabalho em forma de competição, nessa eleição quem ganha somos todos nós”.
Para a aluna Kelen, presidente do Partido Desenvolvimento Social: “O desenvolvimento deste trabalho está trazendo vários conhecimentos para todos nós do grupo, a princípio parecia ser um trabalho difícil, mais como todos nos ajudamos, está se tornando fácil de se desenvolver. Cada um de nós tem um conhecimento novo partindo das nossas opiniões a respeito do tema que tratamos, a política em si é uma questão complexa, e está sendo incrível, poder tirar um tempo pra tentar entender como funciona tudo, e mais incrível ainda poder defender nossas ideias a respeito!”