Regramento vale a partir de sexta (15)

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou uma portaria com as regras para a prática esportiva no estado durante a pandemia da Covid-19. As normas começam a valer a partir de sexta-feira (15). As permissões dependem da classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. Atualmente, 12 áreas catarinenses estão em risco máximo para a doença e quatro, em nível grave.

Confira abaixo as regras para cada classificação no mapa de risco:

Risco gravíssimo

Proibidas todas as modalidades, com exceção das competições nacionais, como o Campeonato Catarinense de Futebol. O treinamento é permitido nas modalidades individuais sem contato direto, como atletismo, bocha, tênis e surfe.

Nas escolas, é permitido treinamento de todas as modalidades em ambientes abertos e liberado o de modalidades individuais sem contato direto em ambientes indoor, com lotação de 25% da capacidade do local.

Risco grave

Para esporte profissional: permitidas as modalidades individuais sem contato direto apenas em ambientes abertos. As demais modalidades estão proibidas. O treinamento é permitido para modalidades individuais sem contato direto, modalidades individuais com contato direto (como boxe e jiu-jitsu) e modalidades coletivas praticadas em duplas ou trios (como tênis de mesa e remo), tanto em ambientes abertos como fechados. O treinamento de modalidades coletivas praticadas em grupo com contato intenso (como futebol e vôlei) está proibido.

Para esporte de lazer: permitidas as modalidades individuais sem contato direto apenas em ambientes abertos. As demais modalidades estão proibidas. O treinamento é permitido para todas as modalidades em ambientes abertos. Para prática indoor, são liberadas as modalidades individuais sem contato direto e modalidades coletivas praticadas em duplas ou trios. A lotação deve ser de 50% da capacidade do local.

Nas escolas, o treinamento é permitido para todas as modalidades em ambientes abertos. Para prática indoor, são liberadas as modalidades individuais sem contato direto e modalidades coletivas praticadas em duplas ou trios. A lotação deve ser de 50% da capacidade do local.

Risco alto

Para esporte profissional: permitidas todas as modalidades, com exceção da coletiva com contato intenso, em ambientes abertos. Todas as modalidades estão proibidas em ambiente indoor. O treinamento, porém, está permitido para todas as modalidades em ambientes abertos e fechados.

Para esporte de lazer: permitidas todas as modalidades, com exceção da coletiva com contato intenso, em ambientes abertos. Todas as modalidades estão proibidas em ambiente indoor. O treinamento, porém, está permitido para todas as modalidades em ambientes abertos e fechados.

Nas escolas: O treinamento está permitido para todas as modalidades em ambientes abertos e fechados.

Acesse aqui a portaria na íntegra