É muito interessante olhar para o Jornal Amorim, agora Portal Amorim, se tornando totalmente digital. Em 2020 a escola como conhecemos mudou. E talvez nunca volte a ser como antes. Em 2020 o jornal mudou, e talvez nunca volte a ser como antes.

 

Interessante sim, pois é um sinal dos tempos, mas também uma oportunidade de refletirmos sobre o que é educação midiática, qual a responsabilidade dos grandes meios de comunicação frente a um mundo onde a produção de conteúdo pode ser caseira, anônima e massiva.

 

As tão faladas fake News, que povoam grupos de WhatsApp e feeds de Facebook e Twitter, fazem parte do nosso cotidiano. E filtrá-las, algo que, vamos combinar, não fazemos com a frequência que deveríamos, é parte da tarefa justamente da grande mídia.

 

Então, ao migrar unicamente pro digital, o Portal Amorim assume uma postura de responsabilidade social, cidadania e de defesa da mídia como instrumento essencial para a manutenção da democracia.

 

Assim como a escola, que tem como responsabilidade formar para o olhar crítico e funcional do mundo, tornando as crianças e jovens seres completos e capazes de tomar suas próprias decisões em prol de um mundo mais justo e menos desigual.

 

Seguimos então, caminhando lado a lado, escola e imprensa.