A avaliação foi positiva da captação de sangue inédita realizada nesta semana em Araranguá. Ao todo foram realizadas 44 captações do tipo 0 negativo na coleta externa do Hemosc realizada na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, que se tornou um ambiente especial para a coleta de sangue. Todos os tipos são importantes, porém diante das dificuldades com o estoque, este em específico é o chamado doador universal, que pode atender a todos, e portanto teve a ação  diferenciada.

A equipe do Hemosc de Criciúma se deslocou para Araranguá e organizou a estrutura de captação na sede da AMESC. A responsável pelo setor de captação do hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, explica que a estratégia foi possível através de uma parceria da AMESC, Lions Clube e Secretaria de Saúde. Maria Regina explica que haviam 65 doadores cadastrados, sendo que 54 candidatos a doação comparecem e destes 44 conseguiram completar a coleta, sendo que o saldo foi bastante positivo. “Toda o processo de captação foi feito de forma informatizada, e por isso nesta primeira coleta foi mais demorada, mas esperamos que a parceria se mantenha, e hajam novas coletas externas e sejam mais ágeis a partir destas experiência”.

Para o presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, é essencial que a entidade municipalista se coloque à disposição das causas em favor da população e não poderia ser diferente nesta situação.

Rudson Dagostin foi um dos doadores O negativo cadastrados que foi chamado para participar da ação. “Parabéns aos organizadores e equipe! Tudo da melhor forma! Ficamos na torcida e expectativa para ser mais frequente essas campanhas!”, salientou.

O Lions Clube Araranguá Centro agradece todos os doadores. Agradecem ao Hemosc pelo belíssimo trabalho e  a AMESC e Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá pela parceria.