A internet cada dia mais faz parte da rotina da população e as redes sociais fazem parte do cotidiano de grande parte das pessoas. Com os compartilhamentos de tantas informações, também tem sido perceptível um grande número de pessoas que estão com os computadores infectados de vírus ao publicarem links mesmo sem ter feito o comando.

O técnico, Cristian Roberto Mello, tem constado o aumento no atendimento a pessoas que buscam a formatação ou limpeza dos equipamentos de informática devido aos problemas que os vírus acarretam. Acredita que nos últimos três anos tenha havido uma ampliação de cerca de 50% de trabalhos relacionados a problemas devido aos vírus.

Há problemas tanto por clicar em mensagens de conteúdos infectados ou então por baixar programas que trazem junto outros programas indesejáveis. Grande parte das pessoas sofre com os reflexos de um computador mais lento, especialmente o navegador.

A instalação de jogos e programas precisa de atenção porque podem acarretar em infecções quando feitos de sites não confiáveis.

O técnico explica que em muitos casos os antivírus não evitam a contaminação, porque são feitas através do comando do operador, que deu aval para a operação. Conforme o antivírus pode haver alerta de possível ameaça, mas não impedir caso se dê sequência.

Para se livrar do incomodo para si e aos amigos após ser infectado é essencial haver uma limpeza, e em casos mais graves a formatação.

Tem situações que o técnico recebe o computador com tanto vírus que apenas a limpeza com a remoção dos vírus não é suficiente.

É necessária então a formatação, “Existe alguns problemas que mesmo que sejam retirados ressurgem depois de um determinado período e por isso não basta fazer a limpeza. Algumas pessoas conseguem este processo sozinhas, outras pedem ajudam a outros leigos e na tentativa de eliminar trazem problemas ao computador que em algumas vezes não liga e se torna necessário reinstalar o sistema operacional”, analisa Cristian.

O site de relacionamentos Facebook tem apresentado grande número de usuários que são vitimas de vírus. São varias marcações de amigos nos links e que tem causado grande incômodo. Cristian orienta que para evitar ter seu perfil contaminado é necessário cuidado ao clicar nos links que encontra no site, “Quando um endereço remete para outro site é preciso alerta. Se não conhece o site é melhor evitar o clique. Os vídeos dentro do próprio Facebook não tem problema, mas muitos redirecionados e que pedem compartilhamentos causam problemas. Criam marcações em propaganda, infectando o computador, e deixando o navegador mais lento. Mesmo que não faça por querer tem transtornos”.

O técnico relembra que em várias mídias se proliferam vírus. No período do MSN foi um dos que havia links para ver fotos e contaminar o equipamento, os e-mails ainda necessitam de precaução.