Uma reunião entre Prefeitura, Polícia Militar, CDL e Acis, na manhã de terça-feira (14), rendeu encaminhamentos para endurecer a fiscalização contra o descumprimento de normas estabelecidas por decretos, estadual e municipal.
Fiscais da Vigilância Sanitária, de Posturas e a Polícia Militar de Sombrio intensificarão fiscalização nas ruas, em comércios e bares.
Em breve serão divulgadas multas e outras punições para quem descumprir as regras. Não haverá grandes alterações no funcionamento do comércio e da indústria do município, mas o cumprimento das regras será ainda mais vigiado, com o objetivo de evitar o aumento da contaminação por Coronavírus em Sombrio.
“Os bons não podem pagar pelos maus. Não está nesse momento em discussão o fechamento de comércio, ou lockdown, mas sim trabalharmos unidos como poder público, iniciativa privada e cidadão, para que não seja necessário uma nova quarentena, como a que tivemos no início da Pandemia”, comentou o Prefeito Zênio Cardoso.
Sombrio, no final da tarde, em seu boletim, apresentava cinco novos casos confirmados da doença.

Na cidade, há 25 casos em tratamento domiciliar e 93 casos já foram curados. Foram 4 óbitos. A assessoria da prefeitura informou que está sendo estudada a possibilidade de estabelecer multa aos descumpridores das determinações sanitárias.

Para evitar a propagação da COVID-19

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.
Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Use máscara;
Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue antes de sair.
Siga as instruções de sua autoridade de saúde local.