Membros da CCJRF (Comissão de constituição, justiça e redação final) da Câmara municipal de Sombrio estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, para avaliações dos primeiros projetos de lei que entraram na casa legislativa este ano.

Presidida pelo vereador Vilmar Daminelli, a CCJRF tem Donisete Dirlei Hubert como vice (interinamente na vaga de Marli da Silva) e Jairo Adriano Freitas como relator. Participaram da reunião, ainda, o presidente da Câmara, Fernando da Silva Pereira, o vereador Edson Martins da Rosa e o diretor legislativo Alexandre Garcia.

As demais comissões foram definidas pela mesa diretora com a seguinte formação:

– CFOTF (Comissão de orçamentos, finanças e tributação) – Presidente: José Eraldo Soares, vice-presidente: Donisete Dirlei Hubert, Relator: Edson Martins da Rosa.

– Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Assistência Social – Presidente: Edson Martins da Rosa, Vice-presidente: Marcello Fagundes Areão, Relator: Vilmar Daminelli.

– Comissão de Transporte, Informática, Obras Públicas, Meio Ambiente, Urbanismo, Agricultura, GT Indústria, Comércio e Turismo – Presidente: Juvenil Manoel Colares, Vice-presidente: João da Silva Silveira, Relator: José Mateus de Souza.

 

Zé Milton e a defesa do arroz

Coordenador da Câmara Setorial do Arroz e presidente da Comissão de Agricultura, o deputado estadual Zé Milton teve uma intensa agenda em fevereiro voltada a defesa dos rizicultores.  Engenheiro agrônomo, Zé Milton participou dos principais eventos do setor orizícula. Na semana passada participou do Campo Agroacelerador da Cooperja, em Jacinto Machado, na terça-feira esteve na 2ª Abertura Oficial da Colheit do Arroz Catarinense realizado pela Coopersulca em Turvo, e na quarta-feira (12), na reunião da Câmara Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz, a qual ocupa uma cadeira, em Capão do Leão/RS para debater e ouvir as demandas dos agricultores. “Nós temos importantes demandas da nossa agricultura que necessitam de ações de pequeno e longo prazo e estar participar dos eventos nos permite conhecer as reais necessidades do setor e elaborar ações e políticas públicas resolutivas”, comentou Zé Milton, que em 2019 foi o autor de emendas que permitiram a inclusão da farinha de arroz na cesta básica e da redução dos impostos sobre os insumos e defensivos agrícolas, que resultaram em menor custo de produção para o agricultor e não aumento do produto ao consumidor final.
Excelência do agricultor catarinense
Para Zé Milton o custo da produção no Brasil, principalmente pela alta tributação e a logística para escoação da produção agrícola é um dos maiores desafios da agricultora. “Nós só estamos conseguindo estar no mercado porque nossos agricultores são muitos competentes. A eficiência do nosso produtor, em termos de produtividade e qualidade, é que faz com que estejamos no mercado. Não fosse isso, arrisco dizer que a rizicultura deixaria de existir no Brasil”, informou o Zé Milton, ao citar eventos como os Campos Demonstrativos realizados pelas Cooperativas em parceria com a Epagri são ferramentas que propiciam essa excelência do agricultor catarinense. “Em nenhum outro evento o produtor tem a chance de ter acesso no mesmo local a uma diversidade tão grande de informações focadas nas demandas de quem produz. Além disso, é um momento ímpar de trocar experiências com produtores de outras regiões de Santa Catarina, de outros estados brasileiros e também com produtores e pesquisadores”, finalizou.
PDT sombriense fará 12 prévias
Nessa sexta-feira (14), na comunidade de Garuva Nova, bairro da pré-candidata Eugênia Generoso, a Linda (na foto, com o Deputado Rodrigo Minotto), o partido fará a primeira de suas prévias para eleger sua nova executiva.

 

Das redes sociais

“O desrespeito aos professores, retrata a decadência de uma sociedade.”

Cacai Amorim (Facebook) O empresário deve tomar posse como vereador de Sombrio, em 2 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui