Vanderlei Tomazi, secretário do Podemos Jacinto Machado, explica: “O Podemos vem pra disputar as eleições sim. O projeto agora é buscar coligação para Majoritária. Fechando coligação e cabendo ao Podemos indicar o vice, o nome será: Edivaldo José Inácio (Ponta cabelereiro). Em caso de disputa com chapa pura (que não é o nosso objetivo neste momento), os nomes para compor chapa, neste primeiro momento são: Vereador Valdir Trombim (Popo) – foto – e Edevaldo José Inácio (Ponta).”

Em Sombrio, o partido esperava lançar Tadeu Américo, na majoritária, mas acabou ficando de fora da eleição.

 

Tucanos crescem na Gaivota

PSDB da Gaivota teve um crescimento de 65% no número de filiados em 2019/2020. Sob o comando do presidente Nivaldo Silveira Machado, o Machadinho, o PSDB filiou o pré-candidato a vereador Everaldo Melo, mais conhecido como Dentinho, Policial Militar aposentado e referencia do Proerd em nossa região. Também filiou o empresário e construtor Alexandre Vargas, que também pretende disputar uma cadeira no legislativo, além de ter filiado Alex Barros e Felipe Santos, que foram candidatos pelo PP, no último pleito, e ambos obtiveram boa votação, e agora disputarão uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo PSDB. Os tucanos contam com 18 pré-candidatos, lista que ainda será reduzida até chegar ao número de 14 pré-candidatos.

 

Vereadores aprovam PL que impede demissão de ACTs

Em mais uma sessão extraordinária virtual, realizada na manhã desta segunda, 6 de abril, vereadores de Sombrio aprovaram projeto de lei que modifica o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, impedindo que servidores contratados por tempo determinado sejam dispensados e suas atividades em momentos como o que estamos atualmente, devido ao coronavírus.

Legislativo de Sombrio reuniu-se virtualmente na manhã desta segunda para análise e votação do projeto de lei 019/2020, em que acrescenta um parágrafo ao artigo ‘135 da Lei municipal nº 1414 de 20 de maio de 2003, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais’.

Aprovado por unanimidade, o projeto de lei, se sancionado pelo executivo, determina que ‘o servidor público municipal, contratado por tempo determinado (…), não poderá ser dispensado no período de suspensão de suas atividades motivada por decretação de estado de calamidade pública, estado de emergência ou ações de enfrentamento de surtos de doenças, epidemias e pandemias.’

“Hoje aprovamos um projeto que vem de encontro às necessidades da nossa população, à nossa economia, nessa época de crise. Essa segurança aos profissionais é essencial aos servidores, para que possam atender aos cidadãos com confiança e saber que poderão resguardar suas famílias”, explica o vereador Fernando da Silva Pereira, presidente da Câmara.

O PL segue para sanção da prefeitura e, caso seja vetado, retorna ao Legislativo para nova apreciação.

 

Assembleia mantém sessões e reuniões virtuais nesta semana

Em função das restrições a aglomerações e a manutenção do distanciamento social, conforme orientação das autoridades sanitárias, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina manterá, nesta semana, as sessões deliberativas virtuais, que já ocorrerem desde 20 de março.

Também nesta semana, serão retomadas as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Finanças e Tributação. As atividades serão virtuais, por meio de videoconferência, nos mesmos moldes das sessões já realizadas.

A CCJ tem sua reunião prevista para a manhã de terça-feira (7), enquanto a de Finanças tem encontro agendado para a quarta-feira (8), também pela manhã.

O atendimento ao público no Parlamento catarinense também segue suspenso nesta semana.

 

Nelo troca PP de Fanica pelo PL de Nelson

O pré candidato a prefeito e presidente do PL, Nelson Bertoldo, articulou, no apagar das luzes da janela partidária, a filiação de um vereador para o partido. Trata-se do vereador Manoel Hentz da Rosa, conhecido como Nelo. Nelo, que era do PP, é vereador pela quarta vez e foi por diversas vezes presidente da Câmara de Vereadores. Filiou-se para ser candidato pelo partido em 2020.