Na tarde desta sexta-feira, 6, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, lançou oficialmente a 172ª edição da Romaria e Festa da padroeira da Cidade das Avenidas. Em entrevista coletiva com a imprensa, a equipe de coordenação da festividade explanou em primeira mão a programação de toda a festa, esta, que vem sendo planejada desde agosto de 2019, marcada para 04 de maio de 2019.

A coletiva foi liderada pelo padre Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor do Santuário e pelo padre Oscar Paulo Pietsch, atual vigário. Na oportunidade, o reitor explanou sobre os inúmeros devotos envolvidos na festa. “São mais de 720 pessoas envolvidas neste ano, entre noveneiros e festeiros e muitas outras lideranças que colaboram. Neste ano a temática nossa festa é ‘Com maria Mãe dos Homens, restaurando as famílias’. A família sempre foi e sempre será uma preocupação da Igreja como um todo, é algo precioso aos olhos do Santo Padre, o Papa”, explica o reitor.

De acordo com Padre Maxssuél o principal objetivo da festividade é evangelizar. “A cada dia que passa o povo está com mais sede de Deus, isso é visível na sociedade. Como toda festa religiosa, nossa missão é promover a evangelização e um encontro com Deus e temos grande responsabilidade pois somos a maio festa religiosa da Diocese de Criciúma”, pontua.

Na coletiva, padre Maxssuél ressaltou a intercessão de Nossa Senhora Mãe dos Homens. “Maria é vista como aquela que intercede pelos filhos junto de Deus e a devoção à Nossa Senhora Mãe dos Homens é muito grande. Temos inúmeros testemunhos de milagres pela intercessão da padroeira e diariamente nosso Santuário fica repleto de fiéis que buscam graças pelas mãos de Maria, por isso a festa começa antes nas comunidades e vem com antecedência para o Santuário, para que todos possam participar, tendo em vista que temos muitos devotos de fora da cidade”.

EXPECTATIVA POSITIVA

Para este ano, a expectativa é a mesma do ano de 2019, devem passar na véspera e dia da festa mais de 60 mil pessoas. Segundo os coordenadores da festa, Vilmar Naguel e Nazário Costa, uma grande estrutura está sendo preparada. “Essa deverá ser uma das maiores estruturas de todos os tempos e estamos preparando esta festa desde o dia 06 de agosto do ano de 2019. É um trabalho exaustivo, mas quando é para Deus, o cansaço é sinônimo de alegria”.

“Desde já temos que agradecer a todos os festeiros do Centro e das comunidades do Santuário. Senão fossem os festeiros e noveneiros não chegaríamos até aqui e conseguiremos êxito com o apoio de todos eles”, afirmaram os coordenadores.