Desde a suspensão das aulas presenciais, professores de ensino superior vêm procurando alternativas para tornar o conteúdo online mais lúdico e interessante. O professor do curso de Psicologia das Faculdades Esucri Paulo de Tarso viu em uma metodologia ativa a forma ideal de ensinar os conceitos da Psicologia Analítica aos estudantes da oitava fase da graduação, que optaram por essa abordagem no Estágio Clínico.
Desenvolvido por professores americanos, o Classcraft é uma ferramenta online de gamificação também destinada a estudantes de ensino médio. O educador monta a ‘quest’ (aula) com as atividades a serem realizadas com recompensas de acordo com o tema estudado.
“O aluno cria seu ‘avatar’ e inicia a ‘quest’. Na medida que vai progredindo, respondendo a perguntas ou realizando as provas, por exemplo, ganha pontos de experiência e assim pode melhorar a armadura do personagem. Conforme o avanço outras recompensas serão desbloqueadas, assim como em um jogo comum”, complementou o professor.
Cada etapa faz com que os estudantes se socializem mais e trabalhem juntos para ganhar o jogo. “Estamos sempre buscando novidades para os alunos da Esucri. Acompanho todo o desenvolvimento na plataforma. Enquanto estão jogando (assistindo à aula) estou disponível para os questionamentos dos alunos, e é possível acompanhar todo desenvolvimento do processo de aprendizagem deles”, explicou Tarso.