A Administração Municipal de Turvo, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a CDL local e a Polícia Militar, iniciaram na manhã de ontem quarta-feira (22), uma ação social nas ruas do perímetro Central do município, afim de orientar e incentivar o uso de máscaras no combate ao coronavírus. A iniciativa deverá ser mantida ainda até o final da semana, com o intuito de atingir maior parte do comércio e também, o maior número de pessoas possíveis com as informações. Ao longo da Rua Rui Barbosa foram fixados pontos estratégicos principalmente com grande circulação de pessoas, como por exemplo, próximos às agências bancárias. Nestes locais, os profissionais da saúde estarão distribuindo máscaras e informando o uso correto sem contaminação.

Segundo o secretário de Saúde do município, Jonata de Toledo, “uma ou outra pessoa, ainda continua andando sem máscara, mas quase a totalidade já está usando, até porque o comércio não atende se a pessoa não estiver de máscara”, comenta.

Os agentes comunitários também integraram uma força-tarefa, passando nos bairros e fazendo a entrega do equipamento de proteção – ontem (22) foram entregues três mil unidades, das cinco mil previstas.

Toledo acredita que somente a educação e o esclarecimento da população trarão a consciência esperada nesse tempo de pandemia. “Hoje, não temos nenhum caso registrado, e isso se deve ao fato de que a população atende nossas solicitações e está se cuidando”, salienta.

Para ele, grande parcela do sucesso no combate ao novo coronavírus, decorre de o município haver se antecipado nas ações e planejamento, mesmo antes do decreto do governo estadual. Há hoje, uma unidade de saúde destacada para atender casos suspeitos da infecção pelo vírus.