A instrução foi ministrada pelo comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, 1º tenente Filip Tharles Bilhalva
Na tarde de terça-feira, 18, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), encerrou o ciclo de instruções sobre o protocolo de Segurança Escolar “Fugir, Esconder e Lutar” para os servidores das instituições de ensino do município de Araranguá.
A instrução foi ministrada pelo comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, 1º tenente Filip Tharles Bilhalva, capacitando ao todo, mais de 2000 profissionais da área da educação e rede de ensino público municipal e estadual, bem como para os centro de educação conveniados e escolas particulares, para como agir em ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas.
Além disso, foram apresentados os mecanismos de prevenção capazes de reduzir ao máximo o número de vítimas em caso de ocorrência desta natureza no ambiente escolar, com reações rápidas, planejadas e eficazes, até que as equipes da Polícia Militar cheguem ao local e procedam a imediata intervenção. Ao final da explanação, foi apresentado o aplicativo PMSC Cidadão aos participantes.
O evento foi realizado no Centro Multiuso Arlete Salomé Cristiano, e contou com a presença do comandante do 19º BPM, tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette e da secretária municipal de educação, Mariluce Bilck.