O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil.
Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.
Em alusão a data nossa equipe conversou com a Psicóloga Lorena Meister da cidade de Turvo sobre sua trajetória e amor e paixão pela profissão.
“É um prazer ter a oportunidade de falar sobre minha profissão, pois tenho um compromisso com a psicologia que encanto-me por sua profundidade de amplo conhecimento e acolhida pelo saber científico no estudo da Psique humana. A Psicologia surgiu na minha vida quando estava cursando o ensino médio, sendo mais exata após um resultado de longos 07 dias dentro de um ginásio prestando avaliações para uma escola da aeronáutica e voltando para minha cidade que era Caxias do Sul, depois de alguns dias recebi o resultado da falta de 0,02 para uma média, meu objetivo era a física e foi se estendo a psicólogia, até que na experiência de conhecer o comportamento humano me formei pela Unisul como bacharel em psicologia . E nesse caminho percorrido pela ciência fui descobrindo que a física não ficaria longe mesmo no estudo do comportamento humano e assim continuo buscando ampliar meus conhecimentos, através de especializações, cursos, pois trabalhar com o ser humano é o seu mundo individual requer mais do que 05 anos integrais de formação.
Eu tenho um olhar para a Psicologia de encanto, pois através dela minha visão de mundo é ampliada, claro que não é um “conto de fadas”, nós psicólogos temos muitos tabus para desmistificar por parte da sociedade ainda não saber o papel da Psicologia e depararmos com um antigo “clichê”(…) todos somos um pouco Psicólogos (…). São desafios que encontramos pela falta de esclarecimento das pessoas da seriedade da profissão e algumas vezes deparar com situações de uma outra profissão tentar ser um pouco Psicólogo através de eventuais disciplinas ,enquanto passamos estudando o ser humano é seu comportamento por 05 anos integrais com estágios desde as fases iniciais passamos da observação para prática inserida em vários campos de atuação com bases em teorias cinéticas, da anatomia, psicopatologia, psicofarmacos até a estáticas entre tantas que extenso abordar.
Sobre o emocional dos profissionais Lorena relatou: “Como profissional da área da Psicologia afirmo que também temos sentimentos, em particular sou sensível ao sentir, mas em hipótese alguma podemos deixar interferir na sessão ou atendimento Psicoterapeutico, o profissional deve sobrepor ao lado emocional, para isso nos preparamos e buscamos pelo autoconhecimento, para que assim nosso profissionalismo entre em ênfase para que a busca do paciente pelo enfrentamento da situação no momento seja lapidada e retome sua vida como protagonista de seus dias é emoções.
São buscas e evoluções individuais de cada profissional, cada escolha é um caminho de experiências adquiridas que contribuem para a experiência de um novo olhar, assim como vivenciei trabalhar 40 horas num CRAS e no período noturno com o consultório, atualmente optei pelo encanto que o consultório me preenche com os resultados dos atendimentos individualizados, como profissional é gratificante visualizar progressos com um tempo curto de acompanhamento Psicológico. E como desenvolvimento profissional optei aprofundar na psicanálise pela estrutura que ela traz no autoconhecimento pelo verdadeiro “eu” inserido no cotidiano, trazendo qualidade para minha profissão e a busca não pode ficar estagnada”.
Sobre a passagem do dia 27 e que mensagem Lorena deixa para os profissionais da área Lorena relatou: “Meu olhar para o dia 27 de Agosto o dia que foi regulamentado nossa profissão, é de reforçar a conquista pelo nosso espaço como profissionais que optam a levar com compromisso e ética embasados pelo ciência e um olhar humano e não usando a profissão para prática sem ética, seja qual situação que se apresente, isso não é proporcionada a nenhuma formação, mas do caráter de um indivíduo.
E digo, permitam-se por sua busca individual, que possamos ter sabedoria e discernimento para nosso amplo compromisso com a vida do outro! Ser Psicóloga é descobrir a cada dia a possibilidade do ser humano se reinventar, cada um de seu modo de ver o mundo”.